Notícias do Brasil… por Cristina Lira

Natal Convention realizou cerimónia de posse da nova gestão

Membros do Conselho Curador e Diretoria Executiva foram eleitos em novembro de 2023.

Diretoria

Aconteceu nessa quarta-feira (24) a solenidade de posse dos novos membros do Conselho Curador e da Diretoria Executiva do Natal Convention para o biênio 2024-2025. Eleitos em novembro do ano passado, foram empossados para o Conselho Curador: Sylvia Serejo, como Presidente; George Costa, como Vice-Presidente; e Michelle Pereira, Ana Carolina Costa, Fábio Pinheiro, Eliezer Andrade, Neuma Leão e Leonardo Nunes como Conselheiros Titulares. Para o Conselho Fiscal: Kleber Torquato, Liliana Cunha de Albuquerque e Everaldo Trigueiro. Já para a Diretoria Executiva, foram empossados: Jarbiana Costa, como Presidente Executiva; George Gosson, como Vice-Presidente Executivo; Neiwaldo Guedes, como Diretor Administrativo e Financeiro; e Amanda Rocha, como Vice-Diretora Administrativo e Financeiro.

A cerimônia contou com a presença de associados, entidades parceiras, representantes das secretarias estadual e municipal de Turismo, representantes do legislativo do Rio Grande do Norte e de Natal, além da imprensa e de alguns dos ex-presidentes da entidade, que contribuíram com a história de 23 anos de atuação em prol do fortalecimento do Turismo em Natal, em especial o Turismo de Eventos.

Em seu discurso de posse a Presidente Executiva do Natal Convention, Jarbiana Costa, reforçou a atuação da instituição e a colocou à disposição para participar de ações, debates e discussões em torno do fortalecimento do Turismo em todas as esferas, seja municipal, estadual ou nacional. “Atualmente o Natal Convention conta com 68 empresas associadas de 15 segmentos diferentes, todas ligadas ao turismo de eventos. É uma cadeia produtiva muito heterogênea, pujante e que tem suas particularidades muito bem definidas e respeitadas. O nosso esforço é estreitar cada vez mais as relações com os nossos associados e parceiros e estar atentos às oportunidades que surgirão durante a nossa gestão. Da mesma forma, queremos ampliar as nossas parcerias e estreitar as relações com novas entidades e instituições importantes, além de fortalecer as parcerias já existentes. Estaremos sempre à disposição para colaborar”, reiterou.

Já a Presidente do Conselho Curador, Sylvia Serejo, destacou a atuação do NCVB como catalisador de um segmento que movimenta uma cadeia produtiva importante e que gera impactos positivos no cenário socioeconômico potiguar. “Somos uma estrutura independente, não governamental, apartidária, sem fins lucrativos, e a nossa principal característica é a pluralidade, por reunir desde empresas de grande porte, como hotéis, aos fornecedores que vivem especialmente de eventos como: buffets, audiovisual, montadoras de feiras, gráficas, receptivos, e empresas organizadoras de eventos. O Natal Convention mantém sua busca permanente, pesquisando eventos nacionais e internacionais que possam vir para Natal. Cada vez que um congresso vem para cá, o turista de eventos deixa por dia mais que o dobro do que o turista de lazer. Continuaremos olhando para frente. Já temos eventos captados até 2027, porém há muito o que se fazer”, enfatizou.

A nova gestão do Natal Convention Bureau teve início em 01 de janeiro deste ano e seguirá até o dia 31 de dezembro de 2025.

Arábia Saudita terá voo direto para Brasil ainda em 2024

Atrair empresas áreas para atuar no Brasil foi foco da agenda do ministro Celso Sabino no segundo dia da FITUR

A partir deste ano, os sauditas que quiserem conhecer as belezas brasileiras poderão contar com um voo direto ligando os dois países. A boa notícia foi dada pelo vice-ministro da Arábia Saudita, Sultão M. Al Musallam ao ministro do Turismo, Celso Sabino, na tarde desta quinta-feira (25.01) durante reunião na FITUR, em Madrid.

De acordo com o vice-ministro, no mês de março representantes dos dois países deverão se reunir para definir quais destinos receberão os voos. “Fico feliz em anunciar que os brasileiros terão voos diretos para a nossa linda Arábia Saudita e os sauditas terão voos diretos para seu lindo Brasil. E nossos povos poderão se conectar e se conhecer mais, então em março definiremos que cidades estarão diretamente ligadas”, afirmou o Sultão.

“Essa é mais uma importante conquista para o governo do presidente Lula, resultado de conversas que tivemos no ano passado e que agora se transformam em voos efetivos ligando diretamente essas duas nações já a partir deste ano, o que trará um importante incremento para o turismo brasileiro”, afirmou o ministro Celso Sabino.

O ministro participou também de reuniões com a empresa aérea Air Europa, com o intuito de estabelecer novos voos entre a Espanha e o Brasil. Durante a agenda, houve ainda um encontro de Sabino com representantes da maior operadora de turismo da Itália, a Alpitour, com o objetivo de avançar nas negociações para o estabelecimento de um voo direto entre a Itália e o Brasil, por meio da empresa aérea Neos.

Ministério do Turismo assina acordos para produção de guia para atração de investimentos e projeto de afroturismo no Brasil

Iniciativas serão possíveis graças a acordos firmados com Banco de Desenvolvimento da América Latina e do Caribe (CAF) no segundo dia da FITUR, em Madrid

O ministro do Turismo, Celso Sabino, juntamente com o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, assinaram na manhã desta quinta-feira (25.01), durante a FITUR, em Madri, dois acordos com o Banco de Desenvolvimento da América Latina e do Caribe (CAF) que serão importantes para fortalecer a atividade turística no Brasil. Trata-se de ação para a produção de um guia para quem deseja investir no país e um para a internacionalização de empreendimentos de afroturismo em solo brasileiro.

A assinatura foi realizada no estande do Brasil como parte da programação do segundo dia da Feira Internacional de Turismo (FITUR). O CAF foi representado pelo diretor de turismo sustentável do banco, Oscar Rueda. No projeto de AfroTurismo, a assinatura contou com a presença da representante da secretária de Cultura e Turismo de Salvador, Jamile Machado. O evento contou ainda com a participação do diretor da ONU Turismo para as Américas, Gustavo Santos, e com o Embaixador do Brasil na Espanha, Orlando Leite Ribeiro.

O Guia “UNWTO Tourism Doing Business” é feito de forma específica em cada país e já disponibiliza exemplares na Colômbia e na República Dominicana. O documento traz uma série contínua de relatórios que destacam o clima atual de investimento de um país, bem como as oportunidades em seu setor de turismo.

As diretrizes contidas na publicação servem como uma ferramenta de investimento em turismo e visam fornecer informações e orientações valiosas sobre os benefícios e as condições para o investimento estrangeiro direto em um país, avaliando várias dimensões.

“Temos a satisfação de receber mais uma vez o apoio do CAF e da ONU Turismo para desenvolver o turismo no Brasil, um país que tem uma grande reserva de mercado. Precisamos divulgar todo o nosso potencial para o mundo, divulgando notícias que mostram nossa cultura, natureza e belezas únicas. Não tenho dúvida de que com esse guia vamos conseguir atrair cada vez mais investidores para o nosso país”, avaliou o ministro.

“Estar junto do Brasil é uma decisão estratégica da ONU Turismo e no projeto de fazer os guias para a América Latina e Caribe não poderia faltar o Brasil e a imensa oportunidade de investimentos que tem esse país maravilhoso”, declarou Gustavo Santos.

“Estamos honrando no dia de hoje com o compromisso assumido com o Ministério do Turismo do Brasil, de produzir o guia de atração turística para promover a atração de fundos de investimentos privados para o turismo brasileiro. Somos conscientes de que o Brasil é um país continental e que os turistas estão aproveitando muito menos do que o país tem a oferecer”, afirmou Oscar Rueda, representante do CAF.

AFROTURISMO – A cooperação técnica denominada “Afroturismo no Brasil: desenvolvimento étnico-territorial impulsionado pela internacionalização da oferta turística de empreendedores”, visa promover o conhecimento das melhores práticas de turismo reconhecidas internacionalmente. O texto prevê ainda a identificação da oferta de Afroturismo no Brasil para a promoção internacional.

“Esta é uma prioridade do Presidente Lula que é aproximar o Brasil da África em busca da valorização da nossa ancestralidade, e mostrar ao mundo toda a nossa cultura, tradições e culinária. Um país estável política e financeiramente. Visitem o Brasil”, finalizou o ministro.

Número de passageiros da LATAM e Delta nos voos Brasil-EUA cresce 63% no primeiro ano da Joint Venture

A LATAM e a Delta Air Lines viram o seu número de passageiros nos voos Brasil-EUA crescer 63% em 2023. De janeiro a dezembro do último ano, o número de embarques das empresas em voos entre os países saltou de 797 mil (volume registrado em 2022) para 1,3 milhão e a sua participação combinada neste mercado (em RPK¹) passou de 27,5% em 2022 para 34,8%, segundo os dados da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil). Os resultados reforçam o êxito da Joint Venture entre as duas empresas, iniciada em outubro de 2022.

“A joint-venture entre LATAM e Delta é uma das principais escolhas dos viajantes que voam entre Brasil e Estados Unidos. Essa parceria tem sido fundamental para oferecermos as melhores opções de voos nesta rota, com as melhores experiências de viagem, destinos, conexões e horários. Em 2024, vamos avançar ainda mais nesta parceria para entregar o melhor produto nas viagens entre América do Sul e América do Norte”, afirma Aline Mafra, diretora de Vendas e Marketing da LATAM Brasil.

“Como um dos destinos internacionais mais procurados pelos viajantes brasileiros, os Estados Unidos continuam sendo um foco importante para nós. Graças à nossa Joint Venture podemos oferecer viagens mais confortáveis e rápidas com as melhores rotas, horários e conexões, além de benefícios recíprocos para passageiros frequentes”, diz Danillo Barbizan, gerente de Vendas da Delta – Brasil. “É importante destacar que lançamos recentemente a rota Rio de Janeiro – Nova York-JFK, e nos sentimos orgulhosos em afirmar que a parceria Delta-LATAM oferece mais serviços, entre Nova York e a América do Sul, do que qualquer outra companhia aérea”, complementa o executivo.

Atualmente, a Joint Venture entre LATAM e Delta Air Lines oferece uma rede de voos incomparável nas Américas com conexões para mais de 300 destinos entre EUA/Canadá e América do Sul. Graças ao acordo, a LATAM conseguiu inaugurar em agosto de 2023 a rota São Paulo-Los Angeles, a única opção direta entre o Brasil e a Costa Oeste dos Estados Unidos. Em dezembro do mesmo ano, a Delta lançou o voo sazonal Rio de Janeiro-Nova York/JFK e transformou a rota sazonal Rio de Janeiro-Atlanta em uma operação regular.

Nas viagens Brasil-EUA, a LATAM opera atualmente as rotas São Paulo-Orlando (4 voos semanais), São Paulo-Boston (3 voos semanais), São Paulo-Los Angeles (3 voos semanais), Fortaleza-Miami (3 voos semanais), São Paulo-Miami (2 voos diários) e São Paulo-Nova York (1 voo diário).

No primeiro ano da JV, LATAM e Delta Air Lines operaram de forma combinada 15 mil voos, transportando mais de 3 milhões de passageiros por 90 milhões de quilômetros. Nestas viagens, seus passageiros compartilham terminais em aeroportos e os clientes dos programas LATAM Pass e Delta SkyMiles acumulam e resgatam pontos/milhas de forma combinada, usufruindo de benefícios recíprocos ao voar com ambas as companhias.

O CRESCIMENTO DA LATAM NO BRASIL
Atualmente, a LATAM opera a maior malha aérea da sua história no Brasil, com voos para mais de 50 aeroportos do País. Já nos voos internacionais, a LATAM é a empresa aérea que mais transporta turistas ao Brasil, com voos próprios do Grupo a partir de 90 aeroportos no exterior. Em novembro, a LATAM e a Embratur assinaram um acordo de cooperação técnica para promover o País internacionalmente.