Notícias do Brasil… por Cristina Lira

Fórum Eventos 2024 anuncia abertura de inscrições

Com mais de 20 palestras com experts nacionais e previsão de receber mais de 500 visitantes diários, o Fórum Eventos, principal encontro da indústria de Eventos no Brasil, anuncia a abertura de inscrições para a edição de 2024, marcada para os dias 29 e 30 de abril, em São Paulo.

“A indústria de Eventos e Turismo possui uma grande vocação para infundir conhecimento e capacitação. Foram mais de R$ 936 bilhões, mais de 25 milhões de empregos movimentados por esse setor, gerando uma representatividade de 13,93% no PIB nacional, antes da covid-19, com dados do Dimensionamento Econômico e WTTC”, relembra Sergio Junqueira Arantes, diretor do Fórum Eventos.

Dirigentes de entidades e associações que promovem os principais congressos e exposições do Brasil, além de profissionais do segmento MICE – Meetings, Incentives, Conferences and Exhibitions estarão entre o público participante do Fórum Eventos 2024, que promoverá networking e atualização sobre fornecedores, hotéis, soluções e serviços totalmente dedicados à indústria dos eventos. Para a edição deste ano, a diretoria do Fórum anuncia ainda a parceria com Roberta Nonis, CEO da Evento Único, que chega para contribuir com sua experiência em agenda, gestão corporativa, palestrantes e promoção do Fórum aos membros da Comunidade BenchMICE.

“Essa parceria é muito positiva, pois, são várias associações e empresas que atuam no setor MICE promovendo eventos e ações voltadas para os profissionais da cadeia produtiva. Os clientes/gestores de eventos contratantes sentem falta de conteúdos nos eventos voltados para eles e suas dificuldades, e o Sergio percebendo essa necessidade propôs essa parceria”, destaca Roberta Nonis.

Nonis ainda complementa: “Mais do que competir, entendo que é a união que faz a diferença. Há espaço no mercado para todos os eventos promovidos pelo trade e empresas que atuam nesse setor, pois, são formatos e conteúdos diversificados que agregam valor e geram conhecimento para toda a cadeia produtiva”. Roberta Nonis é fundadora e CEO da Evento Único Consultoria, empresa especializada em consultoria para áreas de eventos e na criação de conteúdos educacionais customizados às necessidades do cliente, palestras e treinamentos com foco em inovação, gestão estratégica de eventos, ROI aplicado a eventos, liderança e gestão de pessoas.

O Fórum Eventos 2024 é voltado para agências, promotores e organizadores de eventos, fornecedores de serviços e equipamentos, bem como profissionais da área de hotelaria, viagens e centro de convenções. O encontro acumula mais de 500 participantes diários, mais de 40 palestrantes por edição, sendo 70% deles decisores e com 88% de aprovação do público participante.

“Estamos muito empolgados com essa edição! Esperamos contribuir com muito conhecimento e com a promoção de relacionamentos comerciais entre suppliers e buyers. A parceria com Roberta Nonis vem em um ótimo momento para agregar o time, pois sua larga experiência como gestora corporativa tem congregado uma centena de gestores em uma comunidade muito ativa.”, finaliza Junqueira.

No dia 30 de abril, data em que é comemorado o Dia do Profissional de Eventos, o evento promoverá um jantar de gala aos participantes.

As inscrições para o Fórum Eventos 2024 já podem ser feitas por meio do www.forumeventos.net

 

Brasil concorre a melhor destino gastronômico da América do Sul 2024 do World Travel Awards 2024

Açaí, queijo coalho, pão de queijo, feijoada, arroz carreteiro e a fruta “pequi”. Todos esses
sabores são tradicionais na mesa do brasileiro e traduzem a diversidade da gastronomia de um país de tamanho continental. Essa é a culinária única e autêntica que coloca o Brasil entre os concorrentes ao título de melhor destino gastronômico da América do Sul no World Travel Awards (WTA) 2024, conhecido como o “Oscar do Turismo”.

A votação on-line para escolha do vencedor vai até 17 de abril deste ano. Para votar, acesse aqui: https://bit.ly/48kEXyx

A indicação da WTA leva em conta a posição de liderança da gastronomia brasileira na América do Sul. O Brasil tem uma produção ímpar que mistura um rico patrimônio cultural, com herança de indígenas e da África, e as possibilidades e oportunidades oferecidas por seis biomas diferentes, com sabores, texturas e histórias regionais muito fortes, que colocam o Brasil em uma posição privilegiada para entusiastas da boa mesa.

Restaurantes brasileiros já somam 14 estrelas no Guia Michelin, publicação especializada de renome para a gastronomia mundial. O Brasil também tem oito restaurantes entre os 50 melhores da América Latina e o 12º melhor do mundo de acordo com a lista “The World’s 50 Best Restaurants”. O país conquistou dois prêmios especiais com as chefs Janaína Rueda e Manu Buffara, o de melhor chef mulher e o de restaurante mais sustentável da América Latina, com o Manu, em Curitiba (PR), respetivamente.

“É difícil definir a gastronomia brasileira em um só prato, pois a nossa culinária reflete regionalismos e heranças únicas em cada canto do Brasil. É exatamente a nossa diversidade de pratos e de ingredientes que torna a nossa gastronomia tão especial e autêntica. Essa indicação só mostra o potencial do que podemos oferecer a turistas de todo o mundo”, afirma o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.

Brasil for foodies
Com foco na promoção dessa gastronomia diversa e autêntica, a Embratur lança a campanha Brasil for Foodies. O objetivo é destacar a gastronomia brasileira, um dos segmentos mais bem avaliados pelos turistas estrangeiros que visitam o Brasil.

5de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade da Embratur, Jaqueline Gil, o prêmio contribui com o posicionamento do país. “O World Travel Awards é considerado o ‘Oscar do Turismo’, e ter o Brasil nomeado como Melhor Destino Gastronômico da América do Sul 2024 é uma conquista para todo o trade turístico brasileiro. Para conquistarmos esse título para o país precisamos do engajamento de todos. Por isso a campanha Brasil for foodies, para que as pessoas votem no Brasil”, destaca.

A coordenadora de Cultura e Gastronomia da Embratur, Ana Paula Jacques, por sua vez, lembra que a campanha Brasil for foodies é, também, “um convite para que os turistas possam conhecer e se encantar pela gastronomia brasileira”. “Em cada região, em cada bioma, em cada destino, os estrangeiros poderão conhecer o Brasil dos sabores, dos saberes tradicionais, dos mercados e feiras, dos ingredientes nativos, da cachaça, da moqueca, da picanha, do açaí, do guaraná, do café e muitos outros. Por isso somos o melhor destino gastronômico da América do Sul”, sustenta.

Como participar
A votação on-line para os World Travel Awards 2024 estará disponível em www.worldtravelawards.com até 17 de abril. Para participar, basta acessar o site https://bit.ly/48kEXyx e votar na categoria “Melhor Destino Gastronômico da América do Sul” e, depois, compartilhar nas redes sociais usando as hashtags #VoteforBrasil

Rio é finalista em 21 categorias do World Tourism Awards 2024

Visit Rio se destaca na categoria Convention Bureau; votação está aberta ao público até 7 de abril

Praia de Ipanema @Ricardo M R Pereira

A Cidade Maravilhosa é destaque no World Travel Awards América do Sul 2024 com indicações em 21 categorias. Considerada o “Oscar do Turismo”, a premiação anual elege os destaques da indústria turística global. O Visit Rio desponta como finalista na categoria Convention Bureau em uma lista de nomeações que inclui ainda principal destino, melhor destino cultural, de festivais e eventos e de negócios. A votação está aberta ao público até 7 de abril.

Para o presidente-executivo do Visit Rio, Carlos Werneck, as indicações reconhecem a excelência do Rio como destino turístico e ratificam o trabalho realizado pela entidade e demais parceiros do trade. “Além dos atrativos naturais e da rica cultura, nossa cidade possui uma infraestrutura turística com altos padrões de qualidade aliada a uma hospitalidade única. As indicações confirmam que estamos no caminho certo para posicionar o Rio cada vez mais na rota de turistas e na atração de investimentos”, pontua.

O Rio também está na disputa pelo título de melhor destino para esportes, o qual já conquistou nove vezes em edições anteriores da premiação. A promoção do destino para esse segmento é pauta prioritária para o Visit Rio. Em 2023, a cidade sediou 53 eventos desse setor, responsáveis por injetar US$ 176 milhões na economia carioca. Este ano, o Rio Open abriu o calendário de eventos, que ainda inclui a Maratona do Rio de Janeiro, a Meia Maratona Internacional do Rio, a L’Étape Rio by Tour de France, a Bimbo Global Race e a Asics Golden Run, entre outros.

“Nos últimos anos, identificamos a necessidade de intensificar o trabalho de busca de novos mercados e detectamos um grande potencial no segmento esportivo, devido às atividades outdoor que a cidade proporciona, além do legado olímpico, que possibilita a realização de eventos nesse setor”, afirma Werneck. A cidade ainda concorre nas categorias de melhor destino para praia, city break, viagens românticas e lua de mel.

A lista de nomeações ao World Travel Awards também apresenta uma série de estabelecimentos parceiros do Visit Rio, que traduzem o que há de melhor na hospitalidade carioca, como o Belmond Copacabana Palace, com quatro indicações (hotel, hotel patrimônio, suíte de hotel e hotel para negócios); o Pestana Rio (melhor hotel) e o Fasano (melhor hotel boutique). Já o Cristo Redentor, cartão postal da cidade, está na disputa como melhor atração turística. Outras indicações são para melhor aeroporto (RIOgaleão), melhor porto para cruzeiros (Píer Mauá), melhor centro de convenções (Riocentro) e melhor agência de aventura (Rio Adventures).

 

4º World MICE Awards

O World Travel Awards realiza um evento paralelo para reconhecer a excelência na indústria MICE. Em sua quarta edição, a cerimônia do World MICE Awards ocorreu em 6 de março, em Berlim, e premiou três empresas parceiras do Visit Rio na categoria América Latina: Riocentro (melhor centro de convenções do Brasil 2023); Grand Hyatt Rio de Janeiro (melhor hotel MICE do Brasil 2023) e BE Brazil DMC (melhor organizador MICE do Brasil 2023).

BLTA anuncia uma nova marca: Xodó, criada com a proposta de ser sinônimo de excelência brasileira em hospitalidade

Nasce uma nova marca da hospitalidade brasileira. Em 13 de março, a Brazilian Luxury Travel Association irá apresentar a Xodó by BLTA para ampliar a promoção do Brasil como referência de excelência brasileira na arte de receber. Em relação ao desejo de se conceber essa nova marca, o presidente da associação, Roberto Klabin, contextualiza: “A Xodó é uma evolução natural da nossa entidade, pois a BLTA é uma marca já consolidada e muito utilizada no exterior para promover o Brasil. A criação da Xodó surgiu exatamente para a gente explicar melhor o que somos. Lá fora o trade e as pessoas nos conhecem, mas aqui há uma certa dificuldade de nos entender como marca. Então, a Xodó traz o Brasil para dentro da BLTA e a BLTA para dentro do país de uma forma mais simples de explicar e de um jeito muito gostoso”, afirma.

Segundo Klabin, a intenção da marca é transmitir um maior senso de brasilidade com um nome que possa ser usado no mercado nacional e que as pessoas possam entender e divulgar. “A Xodó irá nos aproximar dos agentes de viagem, do público em geral que se hospeda nos nossos hotéis e pousadas e dos DMC’s. Aos poucos, também, iremos introduzir a Xodó no mercado internacional”, complementa.

Por sua vez, a CEO da associação, Simone Scorsato, explica: “A criação da Xodó representa a premissa de compreender a constante transformação e evolução do mercado de turismo diante de um momento de maior consciência e necessidade de regeneração do conceito de luxo e de um Brasil plural. A autenticidade e a excelência brasileiras sempre foram nossa aura e levamos isso ao mercado internacional com responsabilidade e propriedade, enaltecendo o valor da nossa hospitalidade. Dessa forma, essa nova marca vem fortalecer todos os princípios e valores da BLTA”, diz.

Ainda de acordo com ela, a Xodó nasce de um movimento afetivo com o Brasil, quando o pós-pandemia mostrou o país para os próprios brasileiros. “Foi assim que identificamos a necessidade de nos aproximarmos cada vez mais dos nossos viajantes, inserindo nossa marca neste país tão alegre e rico em diversidade cultural. Xodó vem para continuarmos a descoberta e valorizarmos as nossas particularidades. Por meio de nossos associados vamos apresentar o Brasil como um exemplo de engajamento de todo o setor e também como uma nova forma de sentir e experienciar nosso país. A intenção é justamente esta, a de promover o que há de mais brasileiro e genuíno. Queremos conectar tudo que há de melhor nesse país tão diverso e rico de forma bastante acessível, prática e inspiradora”.

A Xodó também deve agregar novos associados ao portfólio da BLTA, segundo Simone. “Já temos uma lista de candidatos que se inscreveram no nosso processo de afiliação, que começou no final de janeiro e termina agora em março. Com a Xodó poderemos, inclusive, trazer mais interesse para a associação, porque acredito que a marca trabalha muito a excelência da hospitalidade e representa algo mais próximo do produto turístico brasileiro”, diz. “Acreditamos que os Xodós da BLTA irão fortalecer a marca da associação em território nacional e conquistar o coração do viajante brasileiro”, pondera.

Brasil, o xodó do mundo
De origem africana, a palavra Xodó foi abraçada pelo Brasil como um símbolo de calor humano e receptividade. Alinhada ao significado originário, representa uma conexão profunda do brasileiro com instituições de referência em acolhimento, serviço, atendimento, sustentabilidade e diversidade de experiências. Em sua essência reside um compromisso profundo com a excelência e com o espírito de um Brasil comprometido com a diversidade e a autenticidade, que fazem do país um lugar incomparável quando se fala em receber. Apoiada em pilares como natureza, cultura, diversidade, gastronomia e afeto – energia básica que move as pessoas – a proposta é oferecer da forma mais carinhosa o que se pode ter no turismo brasileiro.

E o que é a Xodó para a BLTA? “É algo ou alguém que a gente sente carinho, afeição, tem vontade de cuidar e apreciar. É aquilo que devemos guardar nas nossas memórias, porque é precioso e inesquecível. É uma palavra que não tem sinônimo, mas é como algo incomparável. É um sentimento, uma expressão e uma sensação genuinamente brasileiros. É hospitalidade, borogodó, aconchego e calor humano que só o Brasil sabe oferecer”, finaliza Simone.