A Entidade Regional de Turismo do Alentejo / Ribatejo apresentou, ontem à tarde, as novas linhas de comunicação dos dois destinos — “Alentejo Caiado de Fresco” e “Ribatejo Viva a Festa” — tendo o cuidado de adaptar todos os materiais promocionais, e respetivas mensagens, aos interesses dos diferentes mercados emissores.
Vítor Silva, presidente da Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo (ARPTA), começou por explicar que “todos os materiais promocionais foram produzidos pela Entidade Regional, em articulação com a ARPTA, para a tradução desses materiais para os mercados internacionais”, atendendo a que os mesmos são feitos “nos próprios países emissores de acordo com os interesses do consumidor de determinado país”. Tal processo “resulta muito bem”, como avalia o responsável.
Há uns anos que “demos um salto qualitativo neste domínio e, mantendo a linha gráfica comum para o mercado nacional e para os diferentes mercados internacionais, passámos a produzir materiais adaptados a cada mercado” pois “as intenções de consumo são diferentes”, partilha Vítor Silva. Por exemplo, o mercado chinês não se interessa tanto pelo turismo balnear e, para o brasileiro, a gastronomia e vinhos é um dos principais motivos de visita, entre outros.
Alentejo Caiado de Fresco
O Alentejo passa a apresentar-se “Caiado de Fresco”, pela mão da agência McCann, partindo da típica expressão “casas caiadas de branco” que, tantas vezes, descreve a arquitetura e património da região enquanto o “fresco” remete para um “turismo com olhos postos no futuro”.
A nova linha de comunicação engloba quatro brochuras onde se destacam distintas ofertas, como o turismo ativo — dividido por “ar”, “terra” e “mar” –, de natureza ou o touring cultural, e uma multimédia que congrega as diferentes ofertas disponíveis nos 47 municípios do território. A partir daqui, existem diferentes declinações desta assinatura adequadas aos mercados emissores, estando disponíveis 24 brochuras, editadas em oito idiomas (português, francês, alemão, espanhol, holandês, inglês do Reino Unido, dos EUA e português do Brasil). Foi também realizado um vídeo promocional de cinco minutos que desafia os turistas a deslocarem-se para conhecer as múltiplas ofertas de uma região plena de identidade.
Ribatejo Viva a Festa
No Ribatejo a promessa é de que se “Viva a Festa”, segundo a empresa UnitedBy, e não apenas a festa brava mas tudo aquilo que a região tem para oferecer e num ambiente de festa. O logótipo apresenta o “barrete de campino” porque toda a comunicação “assenta muito na importância da riqueza cultural e das tradições da região”, como refere a UnitedBy.
Assim, a nova linha integra os 11 municípios da Lezíria do Tejo e resulta da confluência de alguns bens do destino, como o rio Tejo, as tradições, a cultura; a natureza ou o património. Num total de 15 brochuras – onde se destaca o turismo ativo e de natureza e o touring cultural – e traduzida em cinco idiomas (português, francês, alemão, espanhol e inglês), a assinatura apresenta também várias declinações em função dos diferentes mercados estrangeiros.
A nova marca está igualmente presente nos folhetos concelhios e num spot promocional que, nas versões português e inglês e intitulado “Campo de Visão”, comunica a Lezíria, a sua planura, o turismo de natureza e náutico, o património, a gastronomia e vinhos e os vários eventos ribatejanos.
Novos websites
Os diferentes materiais estão disponíveis nos postos de turismo dos 58 municípios do território, mas também online, no novos websites dos destinos, em www.visitalentejo.pt e www.visitribatejo.pt, cuja apresentação decorreu também esta quarta-feira. As novas plataformas, lançadas na passada semana, estão disponíveis em português e em mais quatro idiomas estrangeiros, nomeadamente inglês, espanhol, francês e alemão, e podem ser consultadas pelos utilizadores quer na versão mobile quer desktop.