Nova funcionalidade da eDreams ODIGEO permite comparar voos a um preço mais vantajoso

A eDreams ODIGEO anuncia em comunicado o “inovador índice de preços de voos” impulsionado por Inteligência Artificial (IA). Segundo esta agência de viagens online, o produto, que estará disponível em todas as marcas da eDreams ODIGEO que oferecem reservas de voos (eDreams, Opodo, GOVoyages e Travellink), coloca a “transparência para com os clientes no cerne da inovação dos negócios, permitindo aos consumidores antecipar-se a eventuais flutuações de preço” no cenário pós-Covid-19.

A partir de agora, os clientes poderão acompanhar e identificar o momento mais económico para reservar voos, bem como os destinos que apresentam uma melhor relação qualidade e preço, consultando dashboard impulsionada por IA que agrega mais de 14 mil milhões de datapoints de 660 companhias aéreas, e compara os preços atuais dos voos com os valores médios praticados há um ano.

Segundo a eDreams ODIGEO a nova funcionalidade permite aos consumidores “identificar, com antecedência, o momento do ano em que é mais económico reservar voos domésticos, continentais e intercontinentais, oferecendo comparações de preços entre reservas feitas um, três e seis meses antes da data de partida”.

À medida que, globalmente, as restrições de movimento começam a ser retiradas ou minimizadas, espera-se que os consumidores voltem a procurar viagens. Esta nova funcionalidade permite aos clientes da eDreams ODIGEO poupar dinheiro, tanto na decisão do melhor momento para reservar como na identificação do destino mais económico para visitar. Por exemplo, a informação atual apresentada pela ferramenta demonstra que os viajantes que planearem uma viagem ao estrangeiro, no mesmo continente, nos próximos três meses vão beneficiar das mais elevadas reduções de preço, (-29%), em comparação com a redução dos preços dos voos domésticos (-3%) para o mesmo período (ver figura 2). Em conjunto com as indicações de reservas flexíveis, o recém-lançado índice pretende apoiar os consumidores na tomada de decisões mais informadas em relação às suas viagens futuras.

“Estamos confiantes que os tempos desafiantes que vivemos vão terminar mais cedo do que mais tarde. Assim que as restrições de movimento forem levantadas, as pessoas vão começar a viajar para descobrir o mundo e voltar a conectar-se aos seus entes queridos, pelo que, quando esse momento chegar, necessitam de dispor de opções de escolha e viagens flexíveis”, refere Christoph Dieterle, chief product & retail officer da eDreams ODIGEO, acrescentando que, enquanto “retalhistas de viagens do mundo, estamos orgulhosos por aproveitarmos continuamente as nossas capacidades tecnológicas para oferecer transparência e excelência aos milhões de viajantes que reservam connosco regularmente”.

O novo serviço também proporciona aos viajantes um mapa interativo, oferecendo-lhes assim um método visualmente estimulante para que, quando escolherem o seu próximo destino, descubram as opções com maiores descontos. Nas próximas semanas, a plataforma também passará a incluir funcionalidades de previsão de preços.

O responsável acredita que “com este novo serviço de tracking, os consumidores sentir-se-ão esclarecidos e confiantes relativamente às decisões que tomam para viajar; as nossas novas dashboards capacitam os nossos clientes para que possam planear com antecedência e poupar dinheiro quando finalmente puderem embarcar nas suas viagens pós-confinamento”