Nova plataforma pan-europeia de inteligência de dados para o turismo quer impulsionar retoma do turismo mundial

Especialistas em turismo de toda a Europa juntaram forças para lançar o International Tourism Group (ITG), uma nova entidade multinacional que estabelece um novo padrão através de uma metodologia baseada em data intelligence aplicada a cada mercado. Na sequência de 18 merses de inovação colaborativa entre peritos de turismo de seis países, o ITG pretende agora impulsionar a recuperação do turismo mundial através de campanhas inovadoras baseadas em dados. Esta plataforma terá escritórios em Amesterdão, Barcelona, Paris, Munique, Madrid, Milão, Frankfurt, Lisboa e Londres.

Gaël de la Porte du Theil (França), presidente do ITG, explica que “a pandemia foi o catalisador necessário para provocar uma reação poderosa e transformadora entre alguns dos elementos mais estáveis do marketing turístico europeu”. Já Guy Chambers (Reino unido), vice-presidente do ITG, acrescenta que “os acontecimentos dos últimos anos aceleraram a mudança que já estava a ter lugar no setor das viagens e do turismo. Os novos canais de distribuição, a adaptação ao ritmo dos meios digitais e a rápida evolução da tecnologia mudaram radicalmente a forma de compreender o negócio das viagens”.

Dorothea Hohn (Alemanha), também vice-presidente do ITG, sublinha a importância de se poderem adaptar estratégias nos mercados diferentes para aproveitar as sinergias d eum grupo e a experiência local de cada mercado. E explica: “Mudaram muitas coisas mas a Europa continua a ser o mercado emissor de turismo mais valioso do mundo e será essencial para a recuperação e o crescimento sustentável da indústria mundial. Os nossos clientes sabem que temos as melhores relações com os meios de comunicação e o setor turístico de cada mercado, mas agora também temos a tecnologia, o método e os meios para aplicar esta experiência local às estratégias pan-europeias”.

Recorde-se que, de acordo com o Banco Mundial, a Europa representa 50% das viagens internacionais e 35% do gasto turístico mundial.

Até aqui, tem sido impossível para os comercializadores de viagens e turismo focarem a Europa como um mercado único, já que cada país tem diferentes atitudes em relação a viagens, e distintos legislação, moeda, intermediação, canais de distribuição, idiomas, sazonalidade, consumo de meios de comunicação, rotas aéreas, entre outros.

Além de proporcionar serviços de relações públicas, publicidade e representação, o ITG lança-se com um conjunto de soluções desenvolvidas e detidas pelos seus fundadores, entre as quais a sua própria plataforma de inteligência e perfil de viajante, a participação das agências de viagens, uma plataforma de fidelização e aprendizagem, a sua própria plataforma de workshops digitais/eventos online, e inclusivamente um mercado digital exclusivo para destinos.