Nova programação da Lusanova com mais oferta e novidades

A Lusanova acaba de lançar a sua nova programação para este ano, num reforço de cerca de 45% relativamente a 2022. Isso mesmo afirmou Tiago Encarnação, diretor de operações do operador turístico, na passada sexta-feira, num encontro com a imprensa seguido de jantar com principais clientes e fornecedores, no Dom Pedro Lisboa.

Mais reservas online para os produtos em oferta é uma das novidades, que se estende agora e cada vez mais aos Grandes Destinos, embora o responsável acredite que muitos produtos devem continuar a ser vendidos offline, com orçamentos à medida. “A Lusanova sempre teve essa característica: dar resposta a orçamentos à medida, independentemente da nossa programação base”, explica.

A nova programação baseia-se em “ter a maior variedade possível de opções para que o agente de viagens possa vender a um preço competitivo e com o acompanhamento a 100% da Lusanova”, esclarece Tiago Encarnação.

Madeira e Açores são dois dos destinos com melhor performance até à data. Na Madeira, onde sempre houve programação regular, a grande novidade é o lançamento de dois novos produtos – Madeira Aventura e Madeira Radical – a pensar na geração mais jovem, com estadias de três a quatro dias, e algumas excursões, como caminhadas pelas levadas ou passeios de jipe, sempre com acompanhamento de guia. O objetivo do operador passa pois por continuar a crescer neste destino, na aposta em novos segmentos.

Também nos Açores sempre houve circuitos regulares e, durante a pandemia, a Lusanova lançou os combinados entre ilhas, com ou sem excursões incluídas. Há ainda as “island breaks” e os grupos exclusivos, com dois circuitos fechados, em meia pensão ou pensão completa, com várias experiências incluídas, em datas especiais – feriados de junho e de outubro (São Miguel e Terceira; e São Miguel e Santa Maria).

A nível dos circuitos, o ADN da Lusanova, o responsável destaca três grandes grupos: Ibéricos, Europeus e Grupos Exclusivos. Todos eles têm reservas online, alguns com partidas garantidas, como os circuitos ibéricos regulares que fazem Portugal e Espanha, ou os circuitos europeus clássicos e seleção. Já os grupos exclusivos e temáticos não têm partidas garantidas pois destinam-se ao mercado português e exigem um número mínimo de participantes. Outro aspeto realçado pelo diretor operacional é o facto de o operador estar a fazer um esforço para uniformizar a hotelaria de todos os circuitos, com hotéis de 4 estrelas ou similares, trabalhando para isso com cadeias internacionais.

Entre as novidades deste ano destaque para os novos itinerários dos circuitos ibéricos, numa clara aposta no turismo religioso, com Fátima e os Caminhos de Santiago, ou os Grandes Santuários Ibéricos.

Já os circuitos europeus, contam com mais partidas garantidas, mais refeições incluídas, com a Lusanova a conseguir colocar no mercado toda a sua operação.

Os destaques vão para a Turquia, Albânia, Bulgária, Macedónia e Grécia. O responsável revela que Albânia, Bulgária e Macedónia estão já a ter muita procura. A Turquia, que já era um destino Lusanova, surge agora com nova hotelaria.

Nos Grupos Exclusivos, produtos temáticos com partidas únicas em datas especiais, há este ano 14 novos destinos, realçando aqui Roma e Vaticano com Castel Gandolfo para a Páscoa, já com os últimos lugares; a Festa da Flor na Madeira, com partidas de Lisboa e do Porto, mas já esgotado; Açores (São Miguel e Terceira); Encantos de Marraqueche para setembro; a Índia Clássica para outubro; o Melhor da Bélgica também para outubro; e Açores Oriental em outubro. Em novembro destaque para os Tesouros da Costa Malfitana, bem como para a Tailândia, com o Festival das Lanternas de Chiang Mai. A lançar ainda os mercados de Natal e, para março de 2024, o Japão.

Nos Grandes Destinos, produto onde a Lusanova estava a crescer mais antes da pandemia, Tiago Encarnação espera poder regressar a esses números já este ano, disponibilizando circuitos regulares, e programas indiiduais.

Na África e Médio Oriente, além do Marrocos Imperial e dos grupos exclusivos (Marraqueche), o operador terá também Chefchaouen, a grande novidade. No Egito, com guias em língua portuguesa e hotelaria melhorada, os novos programas incluem Sharm El Sheikh e Hurghada. Já na Jordânia e Israel, haverá mais programas em língua portuguesa, com a retoma do que o operador já tinha antes. No Dubai, além do Dubai Praia e Dubai Cidade, haverá os combinados com as Praias do Índico e Tailândia.

Na Ásia, a grande aposta será a Índia e Sri Lanka, o Sudeste Asiático e o Japão. No Japão, a Lusanova retoma a programação com quatro programas. No Sudeste Asiático, Tailândia, Vietname, Camboja e Laos são uma aposta forte este ano, com uma oferta mais alargada de produtos e programação para lua de mel. Outra grande aposta é a Índia e o Sri Lanka, com uma oferta variada, retomando a programação base, regular ou em privado, e destacando os combinados com o Nepal, Dubai e Maldivas. Dentro da Índia, além dos circuitos tradicionais, destaque ainda para combinados com Goa, uma aposta este ano. Todos circuitos com reservas online e partidas garantidas.

Na América, destino retomado já em 2022, o Canadá e os EUA contarão com seis programas de quatro a seis dias, um deles com guia em português. O Canadá terá cinco programas com guia em língua portuguesa, a Costa Rica com três programas e um fly & drive, o Peru com quatro programas de nove a 11 dias, e a Argentina e Chile, com programação até abril, já que a nova só será lançada depois do verão.

A nível das Praias e Safaris, uma das apostas da Lusanova durante a pandemia “e com sucesso”, o crescimento do operador foi evidente. Salienta-se a nível das Praias do Índico, Maldivas, Seychelles, Maurícias e Zanzibar, sempre com combinados com o Dubai. Nos safaris, a oferta inclui dois no Quénia e dois na Tanzânia.

Por Inês Gromicho