Nova secretaria de Estado do Turismo privilegiará “eliminação de custos de contexto e investimento no capital humano e inovação”

Eliminar custos de contexto, investir no capital humano e na inovação. Estes foram apenas alguns dos pontos destacados, esta tarde, por Ana Mendes Godinho, naquela que foi a sua primeira intervenção no seio do setor como secretária de Estado do Turismo. Na cerimónia de abertura do 41º Congresso da APAVT, que teve inicio hoje no Algarve, a responsável deu conta de que a estratégia do atual governo passará também, e à semelhança do que aconteceu com anterior secretaria de Estado do Turismo, pela aposta em campanhas de promoção em meios online. Mas não só, “não iremos esquecer os meios offline nem o trabalho conjunto com operadores e agências  em determinados mercados, como é exemplo o mercado alemão”, acrescentou a responsável.

Relembrando que os pilares deste governo se centram no “crescimento económico,  na criação de emprego e na diminuição das desigualdades”, Ana Mendes Godinho afirmou que é necessário “criar condições para promover o investimento, eliminando os custos de contexto com que diariamente as empresas se confrontam”, que muitas vezes mais não são que “tradições enraizadas ou incapacidades de encontrar soluções novas e mais ajustadas”.

A responsável acrescentou que “é urgente garantir um contexto económico positivo para que as empresas turísticas inovem, cresçam e possam promover o empreendedorismo e o aparecimento de novos negócios”. “Temos de acelerar a execução dos fundos comunitários, temos que ser mais ambiciosos a este nível”, uma vez que, este ano, apenas houve ainda um projeto no turismo a receber o apoio no âmbito do Portugal 2020, alertou.

A secretária de Estado do Turismo relembrou ainda a importância da criação do Fundo de Garantia Viagens e Turismo que, na sua opinião, foi “uma peça fundamental para a credibilização das agências de viagens junto dos consumidores”. “A criação desse fundo que suscitou bastante polémica e resistência evitou que novos casos como o “Marsans” voltassem a acontecer. Hoje, os consumidores sabem que estão de facto protegidos se contratam os serviços através da agencias de viagens”, acrescentou.

No campo do investimento do capital humano a responsável afirmou que a prioridade será a aposta nas escolas do Turismo de Portugal. Ana Mendes Godinho entende que a estratégia para o turismo deve passar também pela inovação pois, “sem inovação não avançaremos na cadeia de valor à escala global. Só com inovação valorizamos o destino Portugal”.

Sobre a região do Algarve, Ana Mendes Godinho afirmou que é sua intenção “dedicar-lhe especial atenção”, desenvolvendo “medidas ativas de combate à sazonalidade”.

Ana Mendes Godinho afirmou, na mesma ocasião, que é “com enorme satisfação que inicia as suas funções públicas como secertária de Estad do Turismo numa sessão publica neste congresso nacional da APAVT onde me sinto em casa. É uma satisfação verificar que estou à frente de tantas pessoas com que aprendi tantas coisas ao longo da minha carreira profissional”.