Nova Torre de Controlo do Aeródromo da Graciosa inicia construção

Foi consignada esta semana a empreitada de construção da nova Torre de Controlo do Aeródromo da ilha Graciosa. Esta nova infraestrutura tem como objetivo primordial a melhoria da operacionalidade e da segurança do Aeródromo da Ilha Graciosa de acordo com os regulamentos aplicáveis e as recomendações da Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC), frisa a SATA, em comunicado.

A implementação da Torre de Controlo permitirá dotar o serviço “Aerodrom Flight Information Service” (AFIS) das condições indispensáveis ao apoio da Operação de Aeronaves, bem como instalar o Serviço de Operações Aeroportuárias (SOA) numa área independente e perfeitamente dedicada, criar um Centro de Operações de Emergência (COE) e permitir que o Serviço de Meteorologia Aeronáutica disponha de um espaço que garanta a visibilidade sobre os quatro quadrantes.

A Torre de Controlo terá três pisos e será dotada de uma Sala para o Centro de Alimentação de Pista e Controlo do Sistema de Iluminação de Pista (CAP) no rés-do-chão, de uma Sala de Meteorologia no 1º andar e de uma Sala de Controlo no 2º andar (VCR). No lado sul deste corpo adjacente ficarão agrupados os compartimentos destinados à sala de equipamentos e arrecadação geral, posto de transformação, grupo gerador de emergência, arquivo, instalações sanitárias e copa. No lado norte do corpo, situar-se-ão o gabinete da direção, a sala de reuniões/COE e um gabinete para funcionários.

A nível de arranjos exteriores, prevê-se o arranjo de uma área envolvente a todo o edifício da torre de controlo e um arruamento de acesso ao edifício, com origem no pátio fronteiro ao edifício do Serviço de Luta Contra Incêndios. Os arranjos exteriores compreendem ainda um passeio envolvente ao edifício da Torre de Controlo e um estacionamento para veículos ligeiros do lado leste do edifício em frente à sua entrada principal.

A obra foi adjudicada pela SATA de Gestão de Aeródromos, S.A à empresa AFAVIAS Açores, S.A., pelo preço de 1.377.000,00 € e com o prazo de execução de 365 dias.