Nova versão do Clean & Safe já está disponível

Nova versão do Clean & Safe já está disponível

Categoria Advisor, Política

A nova versão do Selo Clean & Safe já está disponível e, vem reforçar a função de instrumento de apoio às empresas, dando resposta às necessidades sentidas pelas mesmas na forma como lidam com situações de crise. Partindo dos mecanismos e das ferramentas já desenvolvidos para as anteriores versões, são agora incorporadas dimensões e especificidades que irão permitir informar e capacitar as empresas para a gestão de crises de origens diversas que possam afetar a confiança dos turistas.

Na versão atualizada do Selo Clean & Safe e, num momento em que os procedimentos higieno-sanitários decorrentes da situação pandémica estão já perfeitamente incorporados pelas empresas e entidades aderentes, pretende-se evoluir disponibilizando informação sobre outras potenciais crises de saúde pública, adicionando-se também uma nova dimensão de segurança transversal às atividades turísticas, abrangendo possíveis situações de risco decorrentes de fenómenos extremos ou riscos coletivos (tais como incêndios rurais, inundações, sismos ou tsunamis) e de constrangimentos internacionais (cibersegurança, repatriamentos, refugiados), dando assim resposta à solicitação de inúmeras empresas.

O Selo atualizado continua opcional e gratuito, sendo válido por mais dois anos, até 14 de junho de 2024. A renovação da adesão é automática para as empresas já aderentes que passam assim a dispor de planos e guias que contribuirão para a sua capacitação nestes domínios.

O Turismo de Portugal promoverá, gratuitamente, a formação sugerida às empresas para a implementação das medidas e dos planos de ação associados à nova versão do selo. Em resultado da parceria estabelecida com entidades especializadas como a NOVA Medical School, a AGIF – Agência Gestão Incêndios Rurais e a Autoridade Nacional Emergência e Proteção Civil, está disponível para os aderentes, na plataforma portugalcleanandsafe.com,a informação necessária, incluindo modelos de planos de ação, guias e documentos técnicos de apoio.

O Turismo de Portugal e os seus parceiros continuarão a realizar auditorias aos estabelecimentos aderentes, quando tal se justifique, garantindo a monitorização do seu desempenho Clean & Safe e ajudando-os a melhorar os seus procedimentos nas áreas agora abrangidas pelo Selo.

Deste modo, reforça-se a confiança em Portugal enquanto destino turístico seguro, seja por parte de turistas, nacionais e estrangeiros, seja por parte dos colaboradores das empresas do setor ou da população em geral. Paralelamente, o setor do turismo nacional torna-se mais resiliente às incertezas e antecipa as crises com que se pode defrontar.

Criado pelo Turismo de Portugal em 2020, o Selo Clean & Safe revelou-se mais do que uma ferramenta de preparação das empresas do setor do turismo para responder à emergência de saúde pública associada à pandemia de COVID-19, assumindo um papel essencial na retoma da atividade turística. Com mais de 22.000 empresas aderentes e mais de 42.500 pessoas formadas, o Selo abrange toda a cadeia de valor em áreas de atividade relacionadas com o turismo, mas também com a cultura, entre outras.

O elevado índice de adesões, a grande projeção nacional e internacional, e os níveis de sucesso e credibilidade evidentes, tornaram o Selo Clean &Safe num contributo decisivo para a projeção e afirmação de Portugal como destino seguro.