Novo complexo turístico em Vila Velha de Ródão abre este mês

É já no próximo dia 25 de Julho que será inaugurado o complexo turístico da Herdade da Urgueira, no concelho de Vila Velha de Ródão. O projecto, que alia a vertente agrícola ao olivoturismo e ao imobiliário, implica um investimento de 1,5 milhões de euros provenientes de capitais próprios e de fundos europeus. O promotor é Carlos Lourenço, que admite ser a concretização de um sonho também acalentado pela irmã, Fátima Lourenço, que integra a estrutura do projecto.

“Foi um longo caminho que tivemos de percorrer mas podemos hoje orgulhar-nos do trabalho desenvolvido”, sublinha Carlos Lourenço, acrescentando que este complexo representa “um ponto de viragem na actividade da Herdade da Urgueira, usada até agora apenas para fins agrícolas. Na prática, identificámos uma oportunidade de negócio, pois sentimos que o turismo de natureza e, sobretudo, o olivoturismo são segmentos que encontram aqui condições ímpares para o seu desenvolvimento”.

O novo complexo turístico inclui uma área residencial composta por sete apartamentos (três T1, dois T2 e dois T3) com terraço exterior, uma suite, três quartos duplos e um quarto individual. Dispõe igualmente de uma sala para pequenos-almoços, restaurante, piscina, sala de eventos, terraço panorâmico e um edifício de apoio com salas para conferências, workshops e outras actividades.

Nos seus 620 hectares, este projecto dispõe de uma vasta área reservada ao contacto com a fauna e a flora, beneficiando de uma barragem nas proximidades da zona habitacional. Na envolvente da herdade é possível a prática de actividades de lazer ao ar livre, como a caça, pesca, canoagem, BTT, astronomia, bird watching, escalada, caminhada ou fotografia.

Destinado aos mercados nacional e internacional, com relevo para Espanha, França, Alemanha, Reino Unido, Holanda e Dinamarca, o complexo da Herdade da Urgueira tem como público-alvo as famílias de classe média e média-alta.

Carlos Lourenço não tem dúvidas de que os visitantes “poderão usufruir de uma experiência única, onde a natureza assume lugar de destaque”, sendo ao mesmo tempo “convidados a mergulhar numa região cheia de história e tradição, como é Vila Velha de Ródão. Além disso, “vamos aproveitar o enorme potencial dos nossos produtos locais”, informa o responsável, também ele produtor de ovinos, queijos e azeite, com diversos prémios nacionais no currículo.

O projecto da Herdade da Urgueira terá no Olivoturismo um dos seus principais eixos de acção: “Instalámos na herdade uma réplica de um lagar de azeite que servirá de mote para o desenvolvimento de um conjunto de iniciativas que visam o aproveitamento turístico deste produto. O lagar será, por exemplo, o ponto de partida da «Rota do Azeite – Herdade da Urgueira», que visa dar a conhecer as tradições e a cultura de uma região única. A divulgação da história e dos usos e costumes ligados a esta prática milenar encontra-se igualmente entre os objectivos das actividades a desenvolver”, sintetiza Carlos Lourenço, que revela que foi estabelecida uma parceria com um outro lagar, situado na vizinha aldeia do Tostão, que funcionará uma vez por ano para demonstração.