Novo hotel nasce em São Miguel na próxima semana

Vai abrir portas em São Miguel o Senhora da Rosa Tradition & Nature, um projeto de Joana Damião Melo que aproveitou uma quinta de três hectares que está nas mãos da família há várias gerações para investir num hotel que combina o moderno e a tradição no meio da vegetação densa desta ilha açoriana.

No total, são 35 quartos – onde se incluem uma Junior Suite com um quarto, uma Family Suite com dois quartos e dois Tranquility Garden Lodges situados no meio da quinta, que recriam os antigos cafuões, estruturas de madeira elevadas do solo onde se armazenavam cereais. Todos os quartos do edifício principal têm uma fotografia da ilha (da autoria de vários fotógrafos como João Moniz, Paulo Goulart ou Miguel Damião, irmão da fundadora) a cobrir toda a cabeceira da cama e que é protagonista do espaço, conjugada com uma decoração simples e um jogo de luzes ténues. Os novos cafuões têm 33 m2 com quarto, casa de banho e zona de estar, bem como terraço com banheira ao ar livre rodeado por bananeiras.

Os hóspedes podem ainda contar com o restaurante Magma (com a assinatura do chef joão Alves), o rooftop bar Mirante e o Spa Musgo, encaixado num desnível do terreno sob a nova piscina exterior. Há ainda duas estufas de produção de ananases, com um tanque de água aquecida no interior. A abastecer a cozinha do restaurante estarão as duas hortas locais. Mas as ofertas não se ficam por aqui, com um campo de padel, uma loja de produtos açorianos, um centro interpretativo, um kids club e uma capela do século XIX.

O projeto arquitetónico de recuperação é do Atelier Vieitas, e a decoração ficou a cargo da decoradora de interiores Lili Damião, mãe de Joana e Miguel, que deixou as plantas invadirem o hotel e juntou móveis antigos e contemporâneos, recuperando peças caídas em desuso como elementos decorativos. Os uniformes da equipa têm a assinatura da designer Isabel Roque.

A sustentabilidade a preocupação com o ambiente são elementos que estiveram na raiz deste projeto. Assim, 60% da energia consumida provém dos 220 painéis fotovoltaicos e 20 painéis solares dispostas na herdade. A herdade conta ainda com três zonas de compostagem, bombas de calor e tanques de reaproveitamento de águas pluviais para utilização na rega dos terrenos, cuja grande variedade de árvores de frutos e ervas aromáticos abastece o consumo interno.

As amenities são produzidas por uma saboaria local com matéria-prima da quinta, à base de laranja, limão, banana ou castanha (dependendo da época), e chegam ao cliente sob a forma de champô sólido, creme de corpo e sabonete em barra, sem recurso a plástico e reduzindo a produção de lixo. Em breve, haverá um posto duplo de abastecimento para carros eléctricos.