“Novo posicionamento pretende refletir a nossa missão de desenvolver a IA Conversacional mais avançada para a hotelaria”

A Ambitur esteve à conversa com Tiago Araújo, CEO da HiJiffy, a propósito da nova imagem que a empresa lança esta semana.

A HiJiffy apresenta-se com uma nova “cara” esta semana. O que vos levou a avançar para este investimento agora?

Esta evolução de marca foi inevitável para elevar a HiJiffy a novos patamares. Aliando o nosso ADN inovador com uma marca premium vamos conseguir diferenciar-nos ainda mais, fator essencial para garantir que continuamos a atingir níveis de crescimento superiores a 100%, ano após ano.

Marcando o início de uma nova era para a nossa empresa, esta a nova identidade visual e as diretrizes da marca – que foram orgulhosamente desenvolvidas pela nossa equipa de marketing – substituem as originais, que se mantinham inalteradas desde a fundação da HiJiffy, em 2016.

Ora, como a HiJiffy de 2023 – e o que pretendemos para a marca nos próximos anos – é muito diferente do que erámos em 2016, fez todo o sentido avançar com a mudança.

Que mensagem pretendem passar aos hoteleiros e ao setor turístico com esta nova imagem/marca?

O novo posicionamento de marca e identidade visual pretendem refletir a nossa missão de desenvolver a IA Conversacional mais avançada para a hotelaria.

O novo logótipo, que representa a capacidade que a plataforma tem de fornecer respostas instantâneas ao longo de toda a jornada do hóspede, é acompanhado por uma paleta de cores que remete para o universo da tecnologia, cuja adopção vem destacar o ADN inovador da HiJiffy.

Ecoando a nossa aspiração de procurar a conexão perfeita entre os hotéis e os seus hóspedes, o novo slogan vem desafiar os hoteleiros a “Reimaginar a comunicação com os hóspedes”.

Por que razão devem os hoteleiros olhar para a HiJiffy como um parceiro essencial? Que mais-valias podem trazer-lhes?

Trabalhando atualmente com mais de 1800 hotéis em mais de 50 países, as soluções da HiJiffy ajudam os hoteleiros a aumentar as suas receitas com reservas diretas e upselling, isto ao mesmo tempo que automatizam várias tarefas repetitivas, reduzindo custos operacionais e mitigando a escassez de pessoal.

Nós orgulhamo-nos de ser pioneiros no desenvolvimento das mais avançadas tecnologias para o setor, e isso é algo que os hoteleiros podem ser esperar de nós: a melhor inteligência artificial 100% especializada em hotelaria.

Por exemplo, em dezembro de 2022 a HiJiffy lançou o primeiro assistente de voz especializado em hotelaria.

Representando um novo paradigma na comunicação com hóspedes por ser capaz de lidar com interações de voz complexas, o assistente virtual multilíngue utiliza frases completas e fornece respostas de voz instantâneas que imitam uma interação de tipo humano.

Mais recentemente, em março de 2023, a HiJiffy lançou o primeiro chatbot para hotéis alimentado por GPT-4, que utiliza o poder da Inteligência Artificial Generativa para lidar com questões e pedidos dos hóspedes com precisão e automatização incomparáveis.

A hotelaria portuguesa está hoje mais consciente da importância da tecnologia para assegurar a sua competitividade? Tem havido uma evolução nesse sentido?

A hotelaria portuguesa tem-se tornado, sem qualquer dúvida, cada vez mais consciente da importância da tecnologia para assegurar a sua competitividade. Nos anos mais recentes tem havido uma notável evolução nesse sentido, em parte acelerada durante o período da pandemia.

Na verdade, de acordo com um inquérito que realizamos recentemente no âmbito da série de eventos “Hospitality Talks”, 87% dos hoteleiros portugueses afirmaram que pretendiam aumentar o seu investimento em tecnologia em 2023, sendo que 26% afirmou mesmo que o aumento seria superior a 10% face ao ano anterior.

Com a crescente digitalização da sociedade, uma realidade já não é só aplicável aos mais jovens, mas é já transversal até aos mais velhos, verificou-se um aumento das expectativas dos hóspedes em relação à sua experiência (tecnológica) no antes, durante e pós-estadia, e os hotéis têm sabido adaptar-se, incorporando mais e mais soluções tecnológicas nas suas operações para se manterem relevantes no mercado.

E aqui falamos de tecnologias que vão além das soluções de IA conversacional que a HiJiffy oferece.

Diria que um dos principais avanços foi a adoção de sistemas de gestão mais integrados, permitindo uma melhor organização e controlo de todos os processos, das reservas aos check-ins, passando pela gestão de quartos à manutenção.

Esses sistemas automatizados não só asseguram uma experiência mais fluida e conveniente para os hóspedes, como permitem melhorar a eficiência operacional dos hotéis, algo especialmente relevante nesta fase de escassez de trabalhadores qualificados no setor.

O que pode esperar o mercado da HiJiffy este ano?

A nossa grande novidade, lançada em março, foi efetivamente a versão 2.0 do Aplysia OS, o nosso sistema operativo proprietário, que a partir de agora usa o poder da Inteligência Artificial (IA) generativa para lidar com perguntas e pedidos dos hóspedes com precisão e automação inigualáveis.

Graças às incríveis capacidades resultantes da combinação entre a Aplysia e o GPT-4, os hotéis poderão configurar respostas às perguntas frequentes com inputs rápidos, cobrindo todas as informações das suas propriedades com simples cliques ou mesmo importando dados de fontes externas (site, documentação digital…).

Por outro lado, quando alguém do staff dos hotéis usar a plataforma da HiJiffy para lidar diretamente com um pedido de um hóspede, esta nova tecnologia também permite economizar tempo ao gerar uma sugestão de resposta personalizada com base no histórico da conversa.

Com o poder do GPT-4, as conversas serão mais eficientes uma vez que as respostas serão refinadas de forma a responder especificamente às perguntas dos hóspedes, evitando mostrar grandes blocos de texto com base em FAQs pré-definidas.

A IA também consegue entender frases complexas, as quais podem incluir mais do que uma pergunta/pedido, e inferir o significado de erros ortográficos ou frases incompletas.

Ao melhorar a qualidade das respostas e a capacidade de entender melhor a intenção do hóspede, esperamos atingir níveis de automação ímpares. O grande objetivo é aliviar as equipas do hotel do máximo possível de tarefas repetitivas e de baixo valor agregado.

De notar, a este respeito, que o nosso chatbot “alimentado” por GPT-4 só fornecerá respostas com base em conteúdo validado pelos hotéis, restringindo respostas enganosas, dados inventados ou informações fora de tópico.

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