Novo relatório da Serko e Sabre revela sucessos e falhas da IA nas viagens de negócios
A Serko, empresa em viagens de negócios online, e a Sabre Corporation, empresa tecnológica no setor das viagens, anunciaram a publicação do relatório Panorama 2025 da inteligência artificial nas viagens empresariais: explorar oportunidades, ultrapassar desafios. O estudo, baseado num inquérito a mais de 300 gestores de viagens nos Estados Unidos, em empresas com receitas superiores a 50 milhões de dólares, revela de que forma a inteligência artificial (IA) e a inteligência artificial generativa estão a transformar o panorama das viagens de negócios – e em que áreas as organizações continuam a falhar.
“Os resultados do estudo são claros: embora a adoção da IA nas viagens empresariais seja elevada, o sucesso não é garantido”, afirmou Darrin Grafton, diretor executivo e cofundador da Serko. “Sim, 90% dos gestores de viagens afirmam ter implementado IA ou IA generativa, mas muitos continuam a enfrentar obstáculos. Seja por uma implementação deficiente, falta de capacidades internas ou apoio limitado dos parceiros, estes desafios impedem as organizações de obterem o valor total do seu investimento. É precisamente aqui que empresas tecnológicas como a Serko ou a Sabre têm oportunidade de intervir.”
O estudo permitiu, então, entender uma adoção generalizada da IA – mais de 90% dos inquiridos indicam utilizar IA ou IA generativa, principalmente para redução de custos (71%), melhoria da experiência do viajante (68%) e análise de dados (63%). Para além disso, observou-se um retorno positivo do investimento: 52% referem que a IA superou as suas expectativas; 45% indicam que está a cumpri-las. Os principais casos de utilização incluem otimização de reservas (73%), definição de preços e poupança de custos (70%) e apoio ao viajante através de chatbots (64%). Foi também observado um potencial transformador na IA, visto que cerca de metade dos gestores de viagens acredita que a IA terá um impacto “significativo” ou “transformador” nos seus programas nos próximos cinco anos.
No entanto, o relatório apontou também para um apoio insuficiente – embora alguns inquiridos sintam que receberam apoio, 49% afirmam que este foi apenas “moderado” e 11% indicam ter recebido pouco ou nenhum apoio. Os fornecedores tecnológicos apresentam resultados semelhantes. Assim, os principais obstáculos apontados pelos inquiridos foram: dificuldades de implementação (46%), falta de talento interno (19%) e restrições orçamentais (14%) estão a atrasar o progresso.
Como indica o estudo, a IA deixou de ser uma fase de experimentação para se tornar uma expectativa. No entanto, os dados revelam que muitos programas de viagens empresariais continuam a ter dificuldades em escalar eficazmente os seus esforços. É aqui que os parceiros tecnológicos devem assumir um papel mais ativo, colmatando a lacuna entre potencial e desempenho.
“O setor das viagens empresariais está a avançar rapidamente da fase de exploração da IA e da IA generativa para a sua integração profunda nas operações”, afirmou Sundar Narasimhan, vice-presidente sénior e presidente da Sabre Labs. “O que antes era considerado um extra passou a ser uma necessidade operacional. As empresas que não integrem processos de decisão baseados em IA correm o risco de ficar para trás – não apenas em termos de eficiência e poupança, mas também na capacidade de proporcionar experiências personalizadas e fluídas, como os viajantes agora esperam. A nossa prioridade é apoiar os nossos clientes nesta transição com confiança, garantindo que dispõem das ferramentas, estratégias e apoio certos para transformar o investimento em IA em resultados tangíveis para os viajantes e para o negócio”.
A Serko e a Sabre sublinham que cabe aos fornecedores tecnológicos simplificar a implementação, oferecer automatização inteligente e acompanhar ativamente os clientes nas suas jornadas de transformação com IA. Isso significa alinhar os planos de desenvolvimento com as necessidades reais do mercado, reduzir a complexidade da integração e garantir que a IA oferece não apenas melhorias de desempenho, mas também valor centrado no viajante.
“Este é um momento decisivo para o setor”, acrescentou Andrew Revell, responsável pela IA na Serko. “Os nossos clientes não procuram apenas ferramentas, mas também confiança, conhecimento especializado e um caminho claro. Estamos focados em oferecer os três.”
O relatório Panorama 2025 da inteligência artificial nas viagens empresariais foi conduzido em dezembro de 2024 e foi realizado em colaboração com a empresa de estudos de mercado PureSpectrum.