Novo secretário-geral da OMT inicia visitas oficiais em Portugal

Portugal foi o país escolhido para a primeira visita oficial do novo Secretário-Geral da Organização Mundial do Turismo (OMT), Zurab Pololikashvili. Para justificar essa escolha o responsável destacou o “exemplo a seguir” do país em termos turísticos, que é também “um dos mais importantes e ativos membros do Conselho Executivo” da OMT.

A  visita prolonga-se por dois dias e esta segunda-feira, dia 23, Zurab Pololikashvili esteve na Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa onde, acompanhado pela secretária de Estado do Turismo e pelo presidente do Turismo de Portugal (TP), conheceu o projeto formativo do TP – Tourism Training Talent e algumas dos pontos essenciais das estratégia de promoção turística do país considerado como “O Melhor Destino do Mundo”.

Na perspetiva do responsável, Portugal é “um exemplo a seguir”, nomeadamente devido ao trabalho que tem sido realizado pelo Governo. No mesmo dia, Zurab Pololikashvili foi recebido pelo primeiro-ministro, António Costa, numa visita de cortesia. “É um prazer estar com um líder que dá um apoio total ao setor do turismo”, sublinhou, acrescentando que essa postura “é importante para o crescimento do turismo em Portugal”.
Durante a visita à  Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa, o lídera da OMT teve ainda a oportunidade de conhecer a estratégia nacional de turismo, apresentada por Luís Araújo, que realçou a aposta na formação, na promoção online e nas campanha promocionais “Ponha Portugal no Mapa” e “Can´t Skip Portugal”.

No encerramento desta apresentação, a secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho realçou o contributo do turismo para o crescimento económico do país, acrescentando que o país está preparado para os desafios que a Organização Mundial de Turismo lhe queira lançar. “Use-nos como um exemplo, use-nos como um teste dos novos desafios que nós estaremos sempre disponíveis para desenvolver com a OMT projetos simbólicos e estratégicos”, afirmou Ana Mendes Godinho.

O programa contou também com a apresentação de cinco startups portuguesas na área do turismo: Optishower, Hi Jiffy, Strayboots, Doinn e Storyo.