Novo Terminal de Cruzeiros vai permitir aumentar o número de turistas em 20%

Após alguns meses de espera, foi finalmente inaugurado esta sexta-feira, dia 10, o novo Terminal de Cruzeiros de Lisboa, infraestrutura que respresenta um investimento de 77 milhões de euros (54 por parte da Administração do Porto de Lisboa e 23 por parte da Lisbon Cruise Terminals). De acordo com os responsáveis, o novo terminal permitirá aumentar o número de turistas em cerca de 20% na cidade de Lisboa. A cerimónia contou com a presença do primeiro-ministro de Portugal, António Costa, do presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina e da Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino.

Oficialmente, o novo terminal de cruzeiros iniciou a sua atividade no dia 18 de setembro, data em que recebeu o navio Monarch com 3500 passageiros, numa operação de full turnaround. O projeto deste empreendimento ficou à responsabilidade do arquiteto português João Luís Carrilho da Graça, tendo sido iniciado em outubro de 2015.

No discurso de inauguração, António Costa realçou a importância de o setor do turismo, que representa atualmente 7% da economia nacional e 18% das exportações. O governante destacou a aposta na “diversificação da oferta”, nomeadamente pelo Turismo de Congressos e, agora, através do segmento de cruzeiros, de forma a mostrar “que o turismo não é uma atividade sazonal, onde oferece só sol e praia, mas, pelo contrário, tem uma oferta que permite ocupar e gerar riqueza 365 dias por ano”.

Para além disso, o primeiro-ministro sublinhou ainda que esta obra constitui “um exemplo na continuidade das políticas” a que ele, pessoalmente pode assitir desde o início do projeto em 2007. Outra das novidades anunciadas por António Costa refere-se  ao controlo de passageiros realizado pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF). De acordo com a informação avançada, os inspetores do SEF vão passar a embarcar no último porto antes da acostagem em Lisboa, fazendo logo aí a tramitação de controlo dos passaportes dos turistas de cruzeiros.

Feitas as contas, o empreendimento do novo Terminal de Cruzeiros de Lisboa iniciou-se ainda em 2007 com a construção da primeira fase do cais acostável e o reforço do cais existente. Em 2010, o projeto foi aberto a concurso, ao qual concorreram 37 arquitetos nacionais e internacionais. Até essa data, foram investidos 54 milhões de euros, a cargo da Administração do Porto de Lisboa (APL).

Por seu lado, Fernando Medina, presidente da Câmara de Lisboa realçou a importância desta nova infraestrutura, que vem “reforçar a base económica da cidade e da região”. O responsável considera  que o novo terminal vai permitir “a que Lisboa não seja só um porto de acostagem, mas também de estadia mais prolongada e um porto de partida”, assim como representa “um investimento estratégico na requalificação da frente ribeirinha”.

O novo edifício de 13.800 m2 disporá de espaços reservados para os passageiros, juntamente com uma oferta de serviços comerciais e de restauração abertos ao público em geral. Além disso, esta infraestrutura será ainda, dotada de um terraço panorâmico de 360º, parques de estacionamento com capacidade para cerca de 360 veículos e 80 lugares reservados a autocarros, táxis e outro tipo de carros turísticos.

Com importância destacada para a economia do mar, Ana Paula Vitorino, Ministra do Mar revelou ainda que o novo terminal se encontra à responsabilidade do Porto de Lisboa, entidade que detém um contrato de gestão para os próximos 35 anos. Segundo Ana Paula Vitorino, o novo terminal “é uma referência no mercado de cruzeiros internacional e colocará Lisboa entre os porto mais bem servidos no que a esta atividade respeita”.

“Lisboa pode assumir-se como legítima candidata à primeira liga dos principais portos de cruzeiros a nível mundial”, concluiu a ministra.