Novo vídeo da Rota Vicentina sobre turismo sustentável entre os finalistas da ATTA

Novo vídeo da Rota Vicentina sobre turismo sustentável entre os finalistas da ATTA

A Associação Rota Vicentina (ARV) acaba de lançar o seu novo vídeo promocional, o único europeu entre os 9 finalistas de 170 concorrentes, numa competição internacional, promovida pela conceituada ATTA – Adventure Travel Trade Association, cuja votação decorre online até 28 de setembro e deverá ser efetuada aqui, no website do concurso Adventure In Motion.

Os três finalistas com mais votos serão apresentados à audiência de 800 especialistas em turismo/natureza, presentes na Adventure Travel World Summit, este outubro, na Toscânia, que votarão ao vivo o grande vencedor deste concurso anual. A Rota Vicentina participará deste evento pela 3.ª vez, este ano também com uma presença institucional.

Fall in love with this land / Amor a esta terra

Depois do sucesso alcançado pelo primeiro vídeo lançado em 2012, que obteve 15 prémios e nomeações internacionais, a Rota Vicentina aposta agora num conceito complementar e totalmente inovador no formato e na mensagem principal.

O desafio baseia-se no equilíbrio necessário entre os vários tipos de usufruto de uma das regiões mais queridas de portugueses e estrangeiros, a Costa Alentejana e Vicentina, a área de implantação da Rota Vicentina. Residentes e turistas, portugueses e estrangeiros, caminhantes e não só, todos unidos no amor por esta terra e na sua vontade de investir em conjunto num futuro sustentável.

A palavra é dada a quem sente as paisagens, os trilhos, a natureza, os ofícios locais e as pessoas como elementos indissociáveis, atribuindo ao turismo o importante papel de alimentar um ecossistema natural e sócio-económico saudável e próspero.

“É muito especial para nós, podermos por um instante fazer parte deste ecossistema”, “Tudo está a crescer, excepto a natureza: a natureza não está a crescer”, “Pode ser uma ameaça se este turismo não estiver ligado às raízes dos locais”, “E se a economia local estiver forte, a paisagem vai estar mais forte e mais protegida”, “Consciência e educação são o único caminho possível”. Estes são alguns dos depoimentos incluídos neste vídeo que fala de amor, cuidado e esperança no futuro.

“Esperamos que esta reflexão sobre o que significa a sustentabilidade no turismo se alastre, ela é urgente e muito importante, não só para esta região e para o nosso país, mas para todo o mundo”, afirma Marta Cabral, presidente da Direcção da Associação Rota Vicentina, acrescentando que “estamos muito satisfeitos com o resultado deste trabalho, foram meses muito exigentes mas conseguimos passar nestes 5 minutos aquela que é a verdadeira missão deste projecto”.

Este trabalho está integrado num programa de investimentos alargado e integrado, que pretende reforçar a sinalização de trilhos ao longo da costa e sobretudo na criação de novos percursos circulares no interior, para além de um reforço da oferta de actividades complementares, com uma rede de trilhos de BTT, actividades de natureza e outras ligadas à cultura local.