Novos acordos a nível comunitário vão beneficiar passageiros e empresas europeias

Os 28 Ministros do Transporte da União Europeia autorizaram ontem a Commissão Europeia (CE) a iniciar negociações para acordos de aviação a nível europeu com a Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN), Turquia, Qatar e Emirados Arábes Unidos. Segundo informa hoje a CE, a Comissão vai agora arrancar rapidamente com estas negociações.

Estes mandatos de negociação constituem uma das principais execuções da nova Estratégia de Aviação para a Europa adotada pela CE em dezembro de 2015. Os acordos aéreos a nível da UE criam novas oportunidades económicas e garantem condições de mercado transparentes e justas.

A Comissária para os Transportes da UE, Violeta Bulc, afirma que “a conetividade global impulsiona o comércio e o turismo, contribuindo diretamente para o crescimento económico e a criação de emprego. Uma vez estabelecidos, estes acordos irão oferecer novas oportunidades de negócio a todoo setor da aviação, novas rotas e melhores tarifas para os passageiros, ao mesmo tempo que garantem um campo de ação equilibrado para as nossas companhias. Porém isto é apenas o começo. Convido agora os Estados Membros a continuarem a trabalhar nos mandatos restantes”.