Novos corpos sociais da ATP já tomaram posse

Os novos corpos sociais da Associação de Turismo do Porto e Norte (ATP), eleitos para o triénio 2017/2019, tomaram posse esta segunda-feira, dia 18 de setembro, confirmando-se a continuidade de Rui Moreira, atual presidente da Câmara Municipal do Porto, na presidência da associação.

“Rui Moreira, presidente da Câmara Municipal do Porto, mantém a presidência da Associação, o que permitirá dar seguimento aos objetivos estratégicos traçados e impulsionar, ainda mais, a aposta na promoção externa da região até 2019. Nuno Botelho – presidente da Associação Comercial do Porto – mantém a vice-presidência, cargo que passa a partilhar com Mário Ferreira, conhecido empresário ligado ao ramo do turismo, nomeadamente na promoção internacional da região do Douro”, explica a ATP em comunicado de imprensa.

Já Fernando Vieira, diretor do Aeroporto do Porto, mantém igualmente o lugar na direção. A Fundação de Serralves, a Hoti Hotéis, a Associação Geoparque Arouca, o Douro Palace, a Gran Cruz e a Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT) são as entidades que fazem, agora, também, parte da nova direção da ATP.

“Esta estrutura mais alargada e completa permitirá obter uma maior cobertura geográfica do território e, assim, atuar a 360 graus em toda a região e num leque ainda mais diversificado de sub-setores do Turismo”, refere Rui Moreira, assegurando que a nova direcção vai continuar “focada na excelência do destino e na aposta da representatividade, não só do Porto, mas de toda a região Norte”.

A eleição deste ano destaca-se por um marco particularmente relevante: a aproximação da Entidade Regional de Turismo Porto e Norte (ERT) à ATP, enquanto Agência Regional de Promoção Turística. Neste âmbito, Melchior Moreira, presidente da ERT, passa a assumir a função de presidente da mesa da Assembleia Geral.

Rui Moreira considera que esta é “uma excelente notícia para toda a região e possibilitará a sincronização de ações e a uniformização de estratégias nacionais e internacionais”.

“Esta situação irá beneficiar a imagem do Porto e Norte de Portugal e permitirá combater a sazonalidade, aumentar as receitas provenientes do turismo e incrementar, por exemplo, as dormidas de estrangeiros na região, cumprindo, desta forma, os objetivos estratégicos delineados pelo Turismo de Portugal”, conclui.

Refira-se que as eleições tiveram lugar no passado dia 6 de setembro, com apenas uma lista, que teve 38 votos a favor e três neutros. A tomada de posse decorreu ontem, 18 de setembro, às 12h30, na sede da Área Metropolitana do Porto.