Parceria entre MSC Cruzeiros e UNICEF supera contribuição de 6.5 milhões

Categoria Advisor, Associativismo

A MSC Cruzeiros anunciou hoje que conseguiu angariar, através de contribuições dos seus viajantes até à data, um total de 6,5 milhões a bordo da sua frota por todo o mundo, no âmbito da sua parceria com a UNICEF. Os fundos alcançados têm como objectivo entregar Ready-to-Use Therapeutic Food (RUTF), comida terapêutica pronta a consumir por crianças subnutridas, a quem até data de hoje distribuiu mais de 2 milhões de saquetas de RUTF na Etiópia, Sul do Sudão, na Somália e no Malawi. A companhia enviou também recentemente seis contentores com mais de 22,000 produtos essenciais de modo a contribuir para a ajuda humanitária no Malawi.

Citado em comunicado, Pierfrancesco Vago, executive chairman da MSC Cruises, afirmou que: “Como uma companhia familiar, preocupamo-nos profundamente com o bem-estar das famílias por todo o mundo. Com os fundos angariados a bordo dos nossos navios e graças à nossa iniciativa ‘Get on Board for Children’ para providenciar e distribuir alimentos que salvam vidas a crianças desnutridas por todo o mundo, onde e quando é mais necessário’.

A MSC Cruzeiros e a UNICEF trabalham em parceria desde 2009 e juntos estabeleceram a iniciativa global para assistir crianças subnutridas em países em desenvolvimento e as crianças afectadas por crises. Esta iniciativa encoraja os viajantes da frota MSC Cruzeiros por todo o mundo a doarem uma contribuição à UNICEF.

Até à data, mais de 6.300 crianças receberam tratamentos na Somália, mais de 9.400 tanto no Sul do Sudão e na Etiópia e, mais recentemente, mais de 41.500 no Malawi. Através desta parceria de longa data, a MSC Cruzeiros e a UNICEF procuram combater a fome juntos e ajudaram já a alimentar quase 67.000 crianças e suas famílias desde 2014. Este ano, foram registados 54,053 casos de desnutrição aguda severa no Malawi, onde a MSC Cruzeiros é a trabalha em parceria para apoiar a região, ajudando a UNICEF a chegar a mais de 40% das crianças gravemente desnutridas no país.

A solidariedade dos viajantes da MSC Cruzeiros tem sido intensificada com um donativo de mais de 22,000 bens essenciais adicionais directamente para o Malawi, uma das regiões mais pobres, para contribuir para a ajuda humanitária. Os seis contentores chegarão através da MSC Carga este mês e entregarão bens essenciais, incluindo colchões e lençóis, bicicletas, tachos, taças e colheres, ferramentas agrícolas para ajudar as comunidades, bem como quadros, lápis, livros para desenho, brinquedos e bonecos para as crianças.

“No início deste ano, quando visitei o acampamento da UNICEF no Malawi, tive a oportunidade de ver pessoalmente a capacidade que temos de causar impacto nas vidas de tantas crianças e regressar ainda mais comprometidos com a importância do programa que realizamos em conjunto com a UNICEF”, acrescentou Pierfrancesco Vago.

A actual opção de concentrar a ajuda no Malawi acontece por razões específicas, como explica Elisabeth Muller, directora executiva do Comité Suíço para a UNICEF: “O Malawi encontra-se neste momento a atravessar a sua pior crise de segurança alimentar há mais de uma década com 6.5 milhões de pessoas, incluindo 3.5 milhões de crianças, actualmente afectadas e a necessitarem de assistência alimentar em 24 regiões”.

Para além de outras iniciativas, e para continuar a sensibilizar os seus viajantes a bordo relativamente ao trabalho da UNICEF e para as necessidades das crianças por todo o mundo, a MSC Cruzeiros organiza actividades educativas – “edutainment” – para os mais novos e as suas famílias. Todas as semanas haverá um dia dedicado à UNICEF, que inclui divertidos jogos, um desfile infantil e a distribuição a cada jovem participante de um folheto com informações sobre a desnutrição no mundo, bem como do passaporte UNICEF World Citizen, tornando-o embaixador dos direitos das crianças pelo mundo fora.