Nuno Mateus: “Já existem reservas para o verão 2021 mas os clientes querem ter garantias no caso de haver alguma reviravolta”

O diretor geral da Solférias, Nuno Mateus, foi um dos intervenientes no Painel Debate sobre “As mudanças previsíveis na cadeia de valor na era pós-covid: desde o comportamento no consumidor até ao produto. Como adaptarmo-nos?”, durante a GEA Web Conference 2020

Para Nuno Mateus, a Covid-19 é “o maior desafio das nossas vidas” e também uma “questão de sobrevivência e batalha diária para toda a gente”. Todavia, o diretor geral da Solférias confia que “conseguimos adaptar-nos de forma positiva”, nomeadamente, considerando que os vouchers foram uma “grande vitória” para todo o setor mas não descurando que “todo o processo funciona quando todos os elementos o aplicam”, desde fornecedores às agências.

O primeiro grande desafio de “programar” 2021 é “perceber quais as regras de cada país”, também a nível do início da vacinação, pois “a procura naturalmente começa a aumentar e nós sentimos isso” na Solférias, adianta. Outro são os cancelamentos, pois “o cliente já reservava com uma antecedência maior” e existem “reservas para o verão” no entanto “quer ter garantias no caso de haver alguma reviravolta de que tem salvaguarda”, explica o diretor geral. No seu operador turístico, os clientes têm até dia 30 de abril de 2021 para cancelar as suas reservas sem custos.

Nuno Mateus defende que “os testes rápidos são fundamentais” mas sublinha a “falta de uniformização de processos de viagem”, relembrando que após o 11 de setembro “criaram-se regras de segurança comuns” o que durante a pandemia ainda não aconteceu. Na sua opinião, os clientes procurarão cada vez mais as agências de viagens por lhes conferirem alguma “segurança nas reservas”.