“O Grupo Alexandre de Almeida será Alexandre de Almeida para sempre e eu serei uma vossa aluna eterna”

Foi com estas palavras que Ana Mendes Godinho, secretária de Estado do Turismo, quis homenagear o Centenário dos Hotéis Alexandre de Almeida, que se comemorou este sábado, dia 27 de maio, no Palace Hotel da Curia. Presentes estiveram cerca de 300 convidados que não quiseram deixar de estar presentes nesta cerimónia, desde membros de associações do setor turístico a hoteleiros nacionais, bem como parceiros, amigos e funcionários do grupo.

Ana Mendes Godinho mostrou-se sensibilizada por “estar neste momento tão especial que retrata um pouco daquilo que foi a história do turismo nos últimos 100 anos”. A governante admitiu ter já lido o livro lançado a propósito do centenário dos Hotéis Alexandre de Almeida e afirmou que “à medida que ia lendo cada linha ia revendo as minhas tentativas de respostas diárias àquilo que o turismo todos os dias precisa”. Aproveitando uma frase proferida pelo fundador do grupo, Alexandre de Almeida, que afirmava, em 1936, em desacordo com o então ministro Duarte Pacheco, “V. Exaª é ministro hoje, eu serei Alexandre de Almeida para sempre”, a secretária de Estado do Turismo acompanhou a deixa e concluiu o seu discurso dizendo que “o Grupo Alexandre de Almeida será Alexandre de Almeida para sempre e eu serei uma vossa aluna eterna”.

Pelo meio, Ana Mendes Godinho não deixou de elogiar a “permanente busca pela inovação, por descobrir novas formas de vender, de dinamizar os destinos, de perceber que a animação é um fator essencial da hotelaria como forma de fidelizar e de captar novos clientes” demonstrada pelo fundador do Grupo desde o início. Frisou ainda a grande preocupação com os Recursos Humanos evidenciada desde logo com o papel fundamental na criação da Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa, em 1957. E enalteceu o avô do atual presidente dos Hotéis Alexandre de Almeida pela “grande visão de perceber que o nosso património é aquilo que nos diferencia mais”.

Ana Mendes Godinho sublinhou ainda um slogan usado pelo fundador do Grupo – “Portugal é um país onde o sol sorri” – afirmando, em jeito de provocatório, que poderemos desde já usá-lo como hashtag nacional para comemorar estes 100 anos numa lógica de que “o turismo precisa de todos e todos precisam do turismo”.