“O ministro da Economia será o ministro do Turismo no Conselho de Ministros”

 

Os recém empossados ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, e os secretários de Estado Adjunto do Comércio, Paulo Ferreira, da Indústria, João Vasconcelos, do Turismo, Ana Mendes Godinho e da Energia, Jorge Seguro, reuniram ontem com a Confederação do Turismo Português (CTP).

Na ocasião, Manuel Caldeira Cabral afirmou que “o ministro da Economia será o ministro do Turismo no Conselho de Ministros”, e reconheceu a importância do negócio turístico na economia de Portugal. A nova secretária de Estado do Turismo disse, por seu lado, que o País necessita de inovação no Turismo, que pretende criar condições para ajudar as empresas do setor no seu dia-a-dia e que o Turismo deve ser olhado de forma integrada com outras atividades e não somente de uma forma setorial.

A CTP reafirmou a necessidade de o Governo privilegiar a competitividade das atividades económicas exportadoras, entre as quais o turismo é a mais poderosa e consistente, a promoção de políticas que promovam o crescimento com equilíbrio das contas públicas e externas, a necessidade de reformas nas finanças e na eliminação de custos de contextos, a defesa na concretização da baixa do IVA na restauração e no golfe com manutenção do IVA no alojamento, e a defesa e promoção do diálogo social.

Uma maior participação dos privados na decisão dos planos e programas de promoção, a revisão do posicionamento e das funções do Turismo de Portugal, no sentido do fortalecimento da sua atuação, e a preocupação do setor com a estabilidade financeira e operacional da TAP, enquanto instrumento do turismo português, foram outros dos temas abordados na reunião.

A reunião, a pedido do ministério, teve lugar na sede da Confederação, onde o ministro e secretários de Estado foram recebidos pelo presidente do conselho diretivo, Francisco Calheiros, do presidente da AHRESP, Comendador Mário Pereira Gonçalves e de Luís Correia da Silva.