“O nosso desafio é melhoria de preços e melhor qualidade da procura”

O ano de 2017 será para o grupo Hoti hotéis, um ano repleto de novidades mas também de continuidade dos bons resultados de 2016.

Como forma de cimentar a “consolidação do crescimento do setor” e na perspetiva que exista também uma “melhoria no crescimento da economia” , Manuel Proença, presidente do grupo Hoti Hotéis, destaca, acima de tudo, a abertura ao público “do 2º Hotel do Aeroporto de Lisboa o Star inn Lisbon cuja inauguração oficial será efetuada durante a BTL 2017”.

Em declarações à Ambitur, o empresário sublinhou ainda o início de atividade do grupo “em Moçambique e em Angola com contratos de management” onde destacou “abertura do primeiro Hotel em Maputo”.

Regressando ao panorama interno, 2017 será um ano de consolidação e renovação para algumas unidades, como é o caso do Innside Portugal (Largo do Rato). Para além disso, o responsável salientou ainda a apresentação, em março, do “Hotel da Costa da Caparica completamente renovado”, os novos projetos no Parque das Nações, Braga e Algarve e o reforço de equipas e renovação de equipamentos nalgumas unidades, “entre as quais o Tryp Colina do Castelo, Costa da Caparica e Soleil Peniche”.

Relativamente a números, Manuel Proença evidência uma visão otimista. Para 2017, “projetamos um crescimento de receitas na ordem dos 7% considerando as atuais unidades, mas com as novas aberturas estaremos acima dos 15%. O nosso desafio é a melhoria dos preços e consequentemente melhor qualidade da procura”.
Em relação ao setor, o responsável do grupo acredita que 2017 será o ano da “consolidação da procura, da qualidade do nosso turismo e da melhoria dos preços”. Com a perspetiva de crescimento em cerca de 5% ao nível do setor, Manuel Proença deixa no entanto o alerta para a importância da “anunciada Regulamentação do Alojamento Local” que “acabe com a concorrência desleal” e com a “euforia que por aí vai em novas unidades, com promotores sem qualquer curriculum, cujas consequências seguramente virão mais adiante”.

Por fim, o gestor hoteleiro aproveitou ainda a ocasião para defender os atuais Presidentes das Câmaras de Lisboa e Porto, “cujo trabalho tem sido muito meritório e que têm feito excelentes mandatos, na expetativa de que mantenham os atuais cargos.