“O nosso fator diferenciador alicerça numa estratégia de proximidade com o mercado”

Quatro anos passaram desde que a Globalis Viagens entrou em Portugal e o balanço não poderia ser mais positivo. “Cumprimos e superámos os objetivos a que nos propusemos, especializámo-nos no segmento corporativo, inovámos em produtos e serviços, e conseguimos a confiança de uma excelente equipa”, resume Fátima Silva, sócia gerente e diretora geral da agência de viagens.

Desde 2015, a multinacional – que marca presença também no Brasil, Angola e Moçambique desde esse ano e que, no total, está presente em mais de 30 países – conquistou uma carteira de cerca de 550 clientes no mercado português, e as receitas dispararam aproximadamente 500% (mais 78% em 2018 face ao ano anterior). A equipa da Globalis Viagens em Portugal cresceu 400% nestes quatro anos. Entre Lisboa e São Paulo, conta com cerca de 150 colaboradores.

Números que resultam, explica Fátima Silva, de uma estratégia de proximidade do mercado. “O nosso fator diferenciador alicerça numa estratégia de proximidade com o mercado, o que se reflete no nosso posicionamento, cultura e forma de atuar”, garante a diretora geral da empresa. Ou seja, a Globalis tem optado por não se limitar a desenvolver as tarefas rotineiras de emissão de bilhetes, reserva de hotéis, “apregoar que temos as melhores tarifas e que damos respostas rápidas, banalizando o serviço”, explica a entrevistada. “Acrescentamos valor com uma relação que pretendemos que seja sempre profissional e séria”, sublinha. E nesta relação, assume como essencial “ouvir, criticar e interpretar as necessidades do cliente, conhecer o mercado e apresentar soluções operacionais e financeiras, desenhadas para cada cliente”.

Dentro desta estratégia, a Globalis definiu como áreas de maior investimento a de IT, formação da equipa e sistematização de processos. Está também empenhada em alcançar a Certificação de Qualidade que, desde 2017, tem sido renovada anualmente. E a inovação é outra aposta. Exemplo disso foi a criação, em 2016, do serviço exclusivo “Evidência”, que gere, monitoriza, analisa e evidencia todos os momentos e dados da reserva, partilhando-os em tempo real com o cliente. “Tem sido amadurecido ao longo do tempo e acreditamos que este ano será de consolidação”, afirma Fátima Silva.

A Globalis Viagens, que é também acionista da Go4Travel, opera no segmento corporativo, na vertente de viagens e eventos, e é precisamente nesta última que “estamos ainda a dar os primeiros passos”, confidencia. A estratégia passa por ter um posicionamento de 360º, ou seja, planear os eventos desde a conceção à materialização, passando pela comunicação. Neste momento, a Globalis está a recrutar profissionais especializados para esta área de atuação.

“O nosso objetivo é tornarmo-nos uma empresa de referência na organização de viagens corporativas, eventos e viagens de incentivo, de forma totalmente integrada”, resume a responsável.