O novo ecossistema tecnológico do EPIC SANA Marquês tem a chancela da LG

A transformação tecnológica faz parte do ADN do SANA e, como não poderia deixar de ser, o novo EPIC SANA Marquês, em Lisboa, não é exceção. Inaugurado em setembro, a mais recente unidade de cinco estrelas do grupo hoteleiro optou por uma parceria de luxo para o desenvolvimento e integração de soluções tecnológicas de gestão interna e comunicação com os hóspedes.

Falamos da LG, responsável pela criação de um ecossistema tecnológico à altura de um hotel de excelência, com características específicas e um elevando nível de personalização sem par no mercado. “Com 375 quartos e suites, um Centro de Congressos e Eventos e um Centro de Wellness, entre outras valências e ofertas, as prioridades do EPIC SANA Marquês passam, sobretudo, pela comunicação com os hóspedes e entre as diferentes áreas da unidade, que se quer rápida, eficiente e eficaz. E foi exatamente a esse desafio que nos propusemos responder. Para tal, desenvolvemos um plano totalmente tailor-made e à medida das necessidades desta unidade que acaba de ser inaugurada e que vem apresentar uma oferta única no coração da cidade de Lisboa, começando desde logo com o sistema tecnológico cliente-centric de exceção”, apresenta Rui Mendes, Key Account Manager Hospitality da LG Portugal.

O novo hotel de cinco estrelas do centro da capital implementou um sistema Procentric Direct com televisões LG SMART IPTV entre as 49 e 75 polegadas em 4K. Esta é a solução de infotainment da LG para hotelaria, com uma total capacidade de personalização e adaptação à imagem do EPIC SANA Marquês, dispondo de um interface de back office com um editor gráfico do tipo Drag and Drop que permite a criação dos mais diversos e flexíveis portais. Sendo uma solução baseada num servidor LG e no sistema operativo smart WebOS pensado para o setor hoteleiro, é simples de integrar no ecossistema geral do hotel e de garantir a sua fácil manutenção e funcionamento, afirmando-se assim como a solução ideal para as novas necessidades que a era digital impõe e para responder aos desafios que a hotelaria enfrenta.

Desta forma, a partir da TV do quarto, o hóspede tem acesso a toda a informação e oferta dos três restaurantes e rooftop e programas do Centro Wellness. Paralelamente, os clientes deste hotel sentirão um enorme conforto tecnológico, tal como se estivesse em sua casa, quer em termos de screenshare, quer no que se refere aos canais premium.

No âmbito da digital signage, a atuação foi, sobretudo, focada no Centro de Congressos e Eventos do EPIC SANA Marquês, que se encontra equipado com a Solução de Sinalética Digital LG SuperSign CMS, uma plataforma de comunicação simples e rápida, contando com ecrãs fixos e móveis de 22 polegadas nas portas das salas de reunião e displays de 49 e 75 polegadas da gama PDP Smart Signage nas áreas comuns que funcionam como guias de acesso e autênticos portais de conteúdos geridos de forma instantânea. Por fim, para um nível de conveniência superior, as salas de reunião passam a dispor também de TVs 4K de grande dimensão com todos os recursos necessários para os encontros e eventos corporativos e sociais modernos.

Pedro Miguel Ramos, SANA Hotels Group – Advisor and Brand Manager, afirma que a escolha do parceiro para esta verdadeira transformação digital recaiu sob a LG pela sua “oferta tecnológica evoluída e pela qualidade de construção e fiabilidade dos equipamentos”, especificando que as soluções pensadas para o setor hoteleiro constituem “uma plataforma evolutiva, que permitem fazer uma gestão dos conteúdos de forma simples e centralizada”.

A integração de todas estas soluções ficou a cargo da Acidados SA, a empresa especializada na implementação de sistemas de gestão e serviços de tecnologias de informação e que é uma parceira duradoura e de confiança da LG Portugal e do próprio Grupo SANA: “com 28 anos de experiência no desenvolvimento de soluções para a hotelaria, a Acidados SA é responsável por todo o sistema do grupo, apresentando a capacidade de acompanhar este projeto e aplicar esse know-how a curto, médio e longo prazo”, confirma o responsável pela unidade.

A empresa criou de raiz todo o ambiente gráfico da solução interativa do portal do hotel através do Procentric Direct, o que permitiu replicar o design e imagem do Grupo Sana ao longo de todo o ecossistema da unidade.

Assim, a Acidados SA teve o desafio de aliar este fascinante mundo tecnológico, capaz de receber grandes eventos, conferências, encontros sociais e ainda responder às necessidades de milhares de hóspedes, com a arquitetura e design de interiores desta unidade única no país, dotando-a da tecnologia de ponta da LG e de todos os recursos necessários para a prestação do serviço de excelência esperado pela chancela EPIC SANA, desde a cablagem de primeira instância até à cobertura interna e total de Wi-Fi.

“O nível de capacidade de personalização das soluções LG é total, o que representa uma enorme vantagem para nós, pois permite-nos criar sistemas de TV únicos com uma capacidade absoluta de comunicar de forma eficaz com os hóspedes”, refere o engenheiro Rui Picão, responsável pela Acidados SA.

Um dos melhores exemplos desta capacidade de customização das soluções LG prende-se também com o seu aspeto estético, já que algumas das TVs foram desenhadas à medida e integradas em espelhos em alguns quartos e determinadas áreas comuns, o que faz com que este elemento não prejudique o plano de design de interiores do hotel, já que, quando apagada, a TV torna-se “invisível”.

“Somos, provavelmente, o grupo hoteleiro português que mais investe em tecnologia, sendo que apostamos de forma constante na evolução e atualização dos nossos sistemas”, conclui Pedro Miguel Ramos, que levanta o véu sobre o futuro e confirma a existência de novos projetos com a LG Portugal para breve.