O que torna um hotel único?

Tornar um hotel único e adicionar-lhe valor adicional é fazer com que este se distinga da concorrência. A diferenciação é, na opinião de Rob Veltman, director-geral da HCMS e responsável do Gabinete de Atendimento à Gestão da AHP, uma das máximas que um hoteleiro deve ter em conta, uma vez que, hoje em dia, “os clientes não querem uma cama, querem uma experiência”.Falando à margem da conferência “Quanto vale o seu hotel?”, organizada pela AHP, em parceria com a Aguirre Newman, Rob Veltman explicou que para tornar a sua unidade única, o hoteleiro “não deve ter medo de mudar”. Segundo o responsável, o hotel deve ser inovador, original, único, tangível, não esquecer o style, fashion e as tendências da moda, criar emoções, “através da música, da decoração, do staff”, ter outros hotéis como referência e criar experiências. É preciso ainda criar um plano de marketing& e de comunicação de sucesso, no qual, “a conectividade e a tecnologia”, o “social network” e os “recursos humanos”, assumem os papéis principais.Dando conta do exemplo do grupo que administra, Porto Bay, Bernardo Trindade, explicou a politica dos três P´s: produto, pessoas e promoção.&Segundo o responsável,& a localização, a perenidade do projecto e a opinião das pessoas locais são essenciais na escolha do “produto”. No que diz respeito às ”pessoas”, o hoteleiro explicou que o grupo “valoriza as pessoas”. ”Privilegiamos a formação dos nossos quadros e&damos prémios de motivação às equipas”, salientou. No que toca à “promoção”, o Porto Bay encontra-se “inserido nas melhores redes de distribuição com operadores turísticos, OTA´s, empresas, etc. Temos uma marca forte, mas sobretudo, um produto diferenciado”, afirmou Bernardo Trindade, salientando ainda o sucesso alcançado com o programa de fidelização do grupo, criado há dez anos e que conta já com 210 mil cartões emitidos. O responsável deu conta ainda da “forte presença digital do grupo”, chamando a atenção para a importância de “gerir a reputação online”.” O nosso objectivo é sermos melhores e atingirmos a excelência, daí os nossos resultados”, concluiu.Por Raquel Pedrosa Loureiro