O rio Tejo é o fio condutor do VI Cruzeiro Religioso e Cultural (Fotogaleria)

É o gosto pelo rio Tejo e pela a cultura avieira que os move. Realiza-se de 31 de maio a 24 de junho o VI Cruzeiro Religioso e Cultural do Tejo, promovido pela Ollem Turismo. À margem da 30.ª edição da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), foi apresentado no stand do Alentejo e Ribatejo, o programa da próxima edição.

Um evento único que se inicia este ano em Malpica do Tejo, no concelho de Castelo Branco, e termina em Oeiras, em Lisboa. Pelo rio abaixo, percorre 28 concelhos, 31 freguesias e reúne 40 paróquias.

Apaixonada pelo rio e pela navegação, Madalena de Mello Viana, fundadora da Ollem Turismo, já faz a Rota dos Avieiros “há mais de dez anos” e garante que é um projeto “ao qual se dedicam bastante”.

“Estamos a falar de 235 quilómetros a navegar pelo rio Tejo”, evidenciou por sua vez, José Gaspar, um dos mentores do evento e da Rota dos Avieiros. Uma iniciativa que considera ter uma das maiores envolvências a nível nacional, no que diz respeito às parcerias turísticas, hoteleiras, associativas, religiosas e de voluntariado.

Para além da promoção da cultura avieira e da vertente religiosa, “bem marcada com a colaboração das paróquias”, o responsável frisou que outro dos grandes objetivos é o estabelecimento de um intercâmbio cultural entre os vários concelhos participantes. “Estamos a falar na possibilidade de um rancho de Vila Franca poder dançar em Vila Velha de Ródão e haver partilha cultural ao longo do rio, que é o fio condutor deste cruzeiro religioso”, explicou.

José Gaspar terminou, pegando na mensagem do Turismo do Alentejo e Ribatejo nesta edição da BTL e desafiou “desliguem-se e venham connosco”.

[new_royalslider id=”691″]