“O Sheraton Lisboa incorporou a sustentabilidade na sua estratégia”

O Sheraton Lisboa Hotel & Spa tem vindo a acumular distinções que garantem o seu compromisso para com a sustentabilidade. A Ambitur.pt esteve à conversa com Paula Lopes, Sustainability Manager deste hotel de 5 estrelas, para conhecer de perto quais as iniciativas que tem procurado desenvolver e quais as metas a que se propõe.

A sustentabilidade é hoje um elemento fundamental no modo de estar de qualquer hotel. De que forma é que o Sheraton incorpora a sustentabilidade na sua estratégia?

A rápida delapidação dos recursos naturais, os impactos que a atividade humana tem nos ecossistemas e na biosfera, os níveis elevados de desigualdades sociais e de pobreza que enfrentamos e a falta de ética de gestão corporativa, são inimigos de um modelo de desenvolvimento sustentável.

Desta forma, o Sheraton incorporou a sustentabilidade na sua estratégica, quando assumiu o compromisso de práticas sustentáveis, com a nossa comunidade e meio ambiente, ao mesmo tempo que efetua também esforços para apoiar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU .

O que significa para o Sheraton ser um hotel sustentável?

Para o Sheraton Lisboa, ser sustentável é ter a capacidade de impactar positivamente a comunidade e o ambiente, através das suas práticas, de forma a conseguirmos satisfazer as nossas necessidades no presente sem comprometermos a capacidade das gerações futuras satisfazerem as suas próprias necessidades.

Que iniciativas promovem no sentido de envolver os hóspedes nesta preocupação de sustentabilidade?

Diariamente, tanto associados, como os hóspedes, direta ou indiretamente, são envolvidos nas nossas práticas sustentáveis que são intrínsecas à atividade diária do hotel.

Têm alguma preocupação de se envolverem com a comunidade local e apoiar iniciativas sustentáveis? De que forma?

É uma preocupação permanente do Sheraton Lisboa, o seu envolvimento com a comunidade local. Consciente da sua ação, o Sheraton Lisboa Hotel & Spa desenvolve diversas iniciativas/parcerias, nomeadamente, entre outras:

a) o combate ao desperdício alimentar através da parceria com a Refood, que é um movimento independente, sustentável, 100% voluntário, democrático, orientado pelos cidadãos e organizado nas comunidades locais. Dedica-se a resgatar bons alimentos e alimentar pessoas necessitadas através da inclusão da comunidade local.

b) O apoio ao Centro de Apoio ao sem abrigo (CASA) que é uma associação que apoia pessoas sem-abrigo, que integram Famílias em Risco ou Famílias Carenciadas, através de ações de solidariedade social, proporcionando contacto próximo, alimentação, vestuário e serviços de reinserção social, independentemente de estrato social, etnia, religião ou gênero. Consciente da necessidade básica humana de abrigo, o Sheraton Lisboa Hotel & Spa participa regularmente em iniciativas coordenadas com a CASA.

Que certificações tem o Sheraton Lisboa neste âmbito e quais as mais-valias destas certificações?

O Sheraton Lisboa tem obtido diversas certificações que permitem o desenvolvimento e consequente reconhecimento das práticas sustentáveis desenvolvidas.

Algumas das certificações desenvolvidas são a Certificação Green Key, Certificação Great Place to Work, Certificação Biosphere ou Certificação Geeis.

A sustentabilidade é uma preocupação cada vez maior dos vossos hóspedes? De que forma é que demonstram essa preocupação?

É necessário que todos tenhamos esta precupação, de ter um impacto positivo. Em geral, notamos nos nossos associados, parceiros e hóspedes uma maior sensibilidade para a temática da sustentabilidade e das boas práticas sustentáveis.

A escolha de parceiros/ fornecedores também tem em conta práticas sustentáveis?

De acordo com a sua política de gestão, o Sheraton Lisboa, cada vez mais, tem especial atenção à sua cadeia de fornecimento, com a preocupação de escolher parceiros com práticas éticas e ambientalmente responsáveis, desde o fornecimento de matérias-primas até o fim da cadeia de logística, contemplando os processos de reciclagem de produto.

Existe um departamento dedicado a esta temática? É algo que surge com maior importância pelo facto de pertencerem a uma cadeia internacional?

O Sheraton Lisboa criou o departamento de sustentabilidade porque é uma preocupação nossa, a cada ano que passa, a cada dia, incorporando, assim, os três pilares base da sustentabilidade – Environment, Social e Governance – na política de gestão do hotel e, consequentemente, nas suas práticas.

 

O que falta para serem 100% sustentáveis? É este o caminho que qualquer hotel tem de seguir para se impor num mercado cada vez mais concorrencial?”

De acordo com a citação do Sr. Marriott, “we are all guests on this planet”; devemos fazer a nossa parte enquanto cidadãos, hoteleiros e seres humanos para proteger o futuro do planeta e das gerações vindouras.

Nesse sentido, estamos a cumprir um roadmap que nos levará em 2025 a uma redução de 45% de resíduos para aterro, de intensidade de uso de água em 14% e uma redução de emissão de CO2 por metro quadrado em 30%, entre outras.

Por Inês Gromicho