Turismo de Portugal lança campanha para valorizar as profissões que fazem do turismo um dos motores da economia
O Turismo de Portugal apresentou ontem, dia 9 de abril, na Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa, a sua nova campanha, cujo mote é O Turismo é feito de pessoas. Este projeto visa valorizar as profissões no setor, dando-lhes visibilidade através da representação fotográfica de mais de 20 profissões, encenadas por alunos da rede de 12 escolas do Turismo de Portugal.

Pedro Cerqueira foi o fotógrafo responsável por dar vida a este projeto, e todas as fotografias encontram-se na exposição “A Magia da Hospitalidade” – que foi possível visitar nesta sessão e passará pelas diferentes Escolas de Hotelaria e Turismo. Nela, é possível ver representadas profissões como “Guia”, “Diretor de Hotel”, “Rececionista”, entre outras.
A partilha deste novo projeto foi iniciada pelo presidente do Turismo de Portugal, Carlos Abade, que enfatizou: “Falamos aqui do que é mais importante no setor, que de facto são as pessoas”. O mesmo reiterou que é necessário o reconhecimento dos profissionais do Turismo em Portugal, sublinhando que “estamos a falar de mais de 420 mil profissionais de turismo que todos os dias trabalham nas suas empresas e que dão voz àquilo que é a qualidade e a excelência do serviço em Portugal. E sem os quais não era possível, obviamente, termos o turismo que temos neste momento”.

Posteriormente, Filipa Vasconcelos, Head of Operations na Dentsu Creative, explicou que cada um dos temas representados nas fotografias da campanha retratam as histórias das profissões do setor. “A nossa missão era valorizar as pessoas que trabalham no setor do turismo em Portugal e valorizar as profissões”, sublinhou Filipa Vasconcelos, aclamando o trabalho feito pelo fotógrafo na captura da essência das profissões.
Ainda, Pedro Cerqueira explicou que as fotografias surgiram do seu plano de renovar o banco de imagens do turismo. O fotógrafo explicou o processo criativo por trás da campanha – na qual tentou incorporar diferentes pessoas, de origens e idades diversas. “Tentei descobrir junto dos alunos como é que se poderia representar verdadeiramente os seus cursos”, explicou Pedro Cerqueira.
A sessão de apresentação contou ainda com a presença de Pedro Machado, secretário de Estado do Turismo, e incluiu um painel de debate intitulado “Rostos Reais do Futuro do Setor”. Neste painel, moderado por Francisco Moser, CEO Hospitality na Details Hospitality, Sports & Leisure, foram partilhadas as experiências de alunos de diferentes Escolas de Hotelaria e Turismo. Para além disso, foram debatidos temas como a tecnologia no Turismo, a ascensão da Inteligência Artificial no setor, as novas possibilidades nas profissões do turismo (ligadas à tecnologia) e a necessidade de acolher profissionais de outras áreas no setor do turismo.
“O turismo faz-se de pessoas. São elas que, com o seu talento e dedicação, garantem experiências autênticas e de qualidade e fazem de Portugal um destino de referência. É tempo de dar rosto e voz às profissões que sustentam o turismo em Portugal e de reconhecer de forma clara o valor humano que está na base de tudo o que o nosso país tem de mais autêntico. Com esta campanha, pretendemos valorizar todas as profissões que fazem do turismo um dos motores da nossa economia”, reforçou Carlos Abade.
Pedro Machado reforçou ainda a relevância do conhecimento e da formação no setor do Turismo, destacando o trabalho das Escolas do Turismo de Portugal neste quesito e sublinhando a importância das pessoas no setor. “Nós trabalhamos uma matéria-prima especial: pessoas. Pessoas que têm expectativas. Pessoas que têm sentimentos”, afirma Pedro Machado. O Secretário de Estado do Turismo encerrou a sessão ao sublinhar que “valorizar as profissões do turismo é valorizarmos as pessoas e valorizar as pessoas é valorizar o nosso país”.
Por Ana Catarina Casal