“O turismo está a regressar aos níveis de 2019 e essa dinâmica está a refletir-se na BTL 2023”

Entre 1 e 5 de março de 2023 realiza-se mais uma edição da BTL, na FIL, em Lisboa. Dália Palma, diretora gestora do certame, explica à Ambitur que depois da última edição de 2022 ter sido “uma das melhores de sempre”, já com um “regresso à normalidade”, “o turismo está a regressar aos níveis de 2019 e essa dinâmica do setor está a refletir-se na BTL 2023”. Por isso mesmo, adianta a responsável, podemos esperar uma feira com grande representatividade do Destino Portugal e uma área internacional cada vez mais alargada, com propostas de novos destinos. Esta próxima edição continuará a focar-se no negócio, B2B e B2C, no network e nas experiências, sublinha ainda.

Dália Palma não tem dúvidas de que a BTL se afirma como “o único evento do setor do turismo onde existe a maior e mais representativa oferta turística do destino Portugal”. E, uma das novidades da edição de 2023 reside precisamente nessa maior representatividade nos diversos segmentos, promovida por novos players e reforçada pelos habituais expositores. “As feiras são o barómetro da economia e a BTL é um bom exemplo deste fenómeno”, frisa a gestora, acrescentando que “as dinâmicas positivas e otimistas a que assistimos no setor do turismo serão refletivas na BTL 2023”. E garante que, à data, “temos mais representatividade do destino Portugal e uma oferta mais segmentada e alargada aos vários produtos turísticos”.

Na vertente internacional, cujo destino convidado será em breve conhecido, a BTL vai reforçar a sua oferta com novos destinos oriundos dos cinco continentes. E Dália Palma está bastante otimista quanto a novos destinos internacionais e uma oferta alargada de propostas de férias para os portugueses. Recorda que “a BTL, além da vertente B2B, é hoje a plataforma de reserva de férias dos portugueses, não só na componente nacional, mas também na internacional”.

O certame do próximo ano contará ainda com a aposta numa nova área, a LGBTI+, que surge com o propósito de “apresentar a oferta do destino Portugal para este segmento em franco crescimento e reforça os setores tradicionais da feira na promoção do destino Portugal, como as áreas temáticas: Cultura, Enoturismo, Inovação e IT”, explica a responsável da feira.

No que diz respeito ao programa de Hosted Buyers, em parceria com a TAP e o Turismo de Portugal, a BTL quer qualificar e segmentá-lo em resposta à oferta do Destino Nacional. A nível internacional, irá retomar alguns destinos, nomeadamente no continente asiático e outros continentes, que até então mantinham restrições e/ou estavam mesmo fechados, algo que ainda aconteceu na última edição. Em 2022, o modelo de reuniões foi alterado e “com sucesso”, frisa Dália Palma. Reduziu-se o número de “no shows”, aumentou-se a quantidade de reuniões realizadas e potenciou-se um maior volume de negócios para os expositores, explica a gestora. De acordo com os inquéritos realizados, mais de 70% dos expositores participantes terá avaliado o programa entre o bom e o muito bom. Entre os buyers presentes, 90% avaliou positivamente a qualidade e quantidade dos expositores presentes no programa.

Quem quiser marcar presença na edição de 2023, pode optar entre várias modalidades, quer sejam participações agrupadas ou individuais, dentro ou fora das áreas temáticas, ou através da sponsorização de áreas e conteúdos. Dália Palma lembra que, o inquérito realizado aos expositores da BTL 2022 apontava para que 93% pretendiam voltar a marcar presença na edição seguinte. “Um dado que reflete a importância do evento no setor como gerador de negócio e potenciador de network”, defende a diretora gestora do certame. E reforça que “a capacidade de inovar e de entregar valor aos expositores é o maior argumento que a equipa da BTL tem, e esse valor é medido a cada edição”.