Observatório do Lago do Alqueva celebra 3.º ano de atividade com programa repleto de iniciativas

Observatório do Lago do Alqueva celebra 3.º ano de atividade com programa repleto de iniciativas

Categoria Destinos, Explore, Home

É já no próximo dia 11 de maio que o Observatório do Lago do Alqueva – OLA, situado perto da histórica vila de Monsaraz, no Alentejo, comemora o seu terceiro aniversário.

Como não poderia deixar de ser, o OLA quis assinalar a data com uma série de iniciativas, tanto para miúdos, como para graúdos e que incluem música, a inauguração de uma exposição de fotografia, mais uma edição do “Café Ciência” e claro, observações astronómicas.

Durante a tarde, mais concretamente, entre as 16h30 e as 17h30 terá pois lugar mais um “Sábado Astronómico”, com a realização de atividades destinadas aos mais novos, onde os candidatos a pequenos cientistas, poderão descobrir os planetas que orbitam a nossa estrela nos 400 metros do sistema solar à escala.

Os visitantes terão a possibilidade de aprender a medir a hora por um relógio solar, observar as protuberâncias no sol ao telescópio e, participar na inauguração da exposição de fotografia “Céu & Mar” do professor Pedro Ré, presidente da Associação Portuguesa de Astrónomos Amadores.

Às 21h30 em mais um “Café Ciência” desta vez intitulado “O lado escuro da força”, Tiago Barreiro, do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço e da Universidade Lusófona, irá mostrar que mais de 90 por cento do Universo, pertence ao seu lado escuro, do qual, pouco ou quase nada se sabe. Pretende-se com esta apresentação levar a conhecer os conceitos de Matéria Escura e Energia Escura, sendo que a primeira permite que as galáxias se mantenham agregadas e a última, a responsável pela expansão acelerada do Universo.

O OLA em Monsaraz, no Alentejo, procura que os visitantes encontrem aqui um local agradável para conhecer o Universo e aprender Astronomia e Astrofotografia, numa das regiões da Europa mais protegidas da poluição luminosa dos grandes centros urbanos.

Apenas um ano depois do início das suas atividades, em Maio de 2017, o Observatório do Lago do Alqueva – OLA, foi reconhecido pela Agência de Turismo do Alentejo e Ribatejo, com uma Menção Honrosa, na categoria de “Melhor Animação Turística 2016”. No ano passado, foi vencedor do prémio “Melhor Animação Turística 2017”.

Mais informações em www.olagoalqueva.pt ou através de geral@olagoalqueva.pt ou 960 361 906.