Observatório: ocupação e preços médios crescem em Lisboa em dezembro

Os dados do Observatório do Turismo de Lisboa relativamente ao mês de dezembro de 2016 são claros: a tendência de subida em todos os indicadores turísticos.

A Ocupação Média por Quarto cresceu de 51,5% para 54,11% (um aumento percentual de 5,1%), com maior procura ao nível dos estabelecimentos hoteleiros de 3 estrelas: 9,6%. Também no Preço Médio por Quarto Vendido (Average) houve tendência ascendente, com uma subida percentual de 6,1% em relação ao mês homólogo de 2015. No Preço Médio por Quarto Disponível (RevPar) a variação foi ainda mais favorável para os empresários hoteleiros, com uma progressão de 11,5% no período em análise. A subida mais relevante ocorreu ao nível dos estabelecimentos de 3 estrelas, com 20,9% de aumento médio.

O acumulado de janeiro a novembro acompanha esta tendência em todas as alíneas: mais 0,93% na Ocupação de Quarto, mais 7,8% no Preço Médio de Quarto Vendido e mais 9% no Preço Médio por Quarto Disponível.

Região de Lisboa: maior procura para todos os preços
Boas notícias para o turismo na Região de Lisboa durante o mês de dezembro de 2016, de acordo com os indicadores estatísticos. Em comparação com o período homólogo do ano anterior, a Ocupação de Quarto registou um aumento de 4,6% na procura em termos médios. A progressão foi mais expressiva nas unidades hoteleiras de 3 estrelas, em que o crescimento atingiu 10,5%.

No Preço Médio por Quarto Vendido (Average), a variação é de 4,3% na comparação entre dezembro de 2015 e o último mês de 2016, com os preços médios a oscilarem entre 49,89 euros nas unidades de 3 estrelas e os 133,66 euros nos estabelecimentos de 5 estrelas. Em relação ao Preço Médio por Quarto Disponível (RevPar), dezembro proporcionou um acréscimo médio de 9,2%, nos hotéis situados nos 18 municípios da Área Metropolitana de Lisboa. As subidas ocorreram em todos os segmentos, com destaque para os de 3 estrelas, com um aumento de 19,8%.

A mesma tendência regista-se igualmente no acumulado de janeiro a novembro: +2% na Ocupação de Quarto, +7,3% no Preço Médio por Quarto Vendido e +9,4% de Preço Médio por Quarto Disponível.

Golfe em alta
O golfe esteve em alta na Região de Lisboa durante o mês de dezembro, com mais de 16,2% de voltas acumuladas em comparação com o período homólogo do ano anterior. Destaque para a subida, ainda mais expressiva em relação aos sócios: um aumento de 23,1%.

No acumulado entre janeiro e novembro, o aumento cifrou-se em 4,6% para o conjunto dos golfistas, ascendendo a 22,3% no caso dos sócios.

Por nacionalidades, o acumulado em 2016 destaca a liderança dos golfistas portugueses (29,5% do total), logo seguidos dos escandinavos (24,5%) e dos britânicos (17%).

Cruzeiros: mais navios e mais passageiros
O ano encerrou com uma subida consistente na movimentação do Porto de Lisboa a diversos níveis. Em dezembro, a capital portuguesa recebeu mais 1,2% de passageiros do que no período homólogo do ano anterior. O número de passageiros em trânsito registou a mesma tendência: subida de 1,8%.

No acumulado anual, aumento em todos os escalões. Mais 1,6% de navios atracados ao longo de 2016, mais 2% de passageiros desembarcados, mais 1,1% de passageiros em trânsito.

Americanos aumentam gastos
Os Estados Unidos da América destacam-se nas estatísticas sobre a análise das compras realizadas em Lisboa ao longo do mês de dezembro, por visitante, fora do espaço da União Europeia, com um acréscimo de 24% relativamente ao período homólogo de 2015. Também os brasileiros gastaram mais, representando um aumento de 10% face a dezembro do ano anterior.

No peso global dos mercados extra-comunitários, Angola continua a liderar, preenchendo 38% do total, enquanto os chineses lideram o quadro estatístico de compras em valores absolutos: 703 euros em média ao longo do mês.

Ocupação progride na cidade e na região
Em dezembro, tanto na Cidade como na Região, os índices de Ocupação, Average e RevPar continuam a assinalar uma evolução positiva. A Ocupação registou um índice de 1249 na Cidade e de 1271 na Região, o Average atingiu um índice de 1233 na Cidade e de 1242 na Região e o RevPar alcançou um índice de 1540 na Cidade e de 1578 na Região.