Odemira dedica o mês de Setembro à cultura

Odemira dedica o mês de Setembro à cultura

Dar a conhecer a cultura e o património de Odemira através de várias iniciativas é o objectivo do “Setembro Cultural”, um evento que promete reunir muita gente no concelho.

Ao longo do próximo mês de Setembro vão decorrer espectáculos musicais, cinema ambulante, teatro, simpósio de escultura, exposições de pintura, jornadas do património a par da comemoração do feriado municipal e a tradicional cerimónia religiosa.

As actividades incluem, ainda, a comemoração do 15.º Aniversário da Biblioteca Municipal José Saramago, no dia 4 de Setembro, que irá proporcionar a toda a população uma programação com muitas surpresas, entre as quais. a Oficina Criativa – Bonecos com História e o Teatro de Bonecos – Tempo D`Aldeia por Isabel Artesã de Histórias. As comemorações terminam com a inauguração da exposição “Tintas e Técnicas”, da Universidade Sénior de Odemira e o habitual bolo de aniversário.

O dia 8 será de festa em honra da Padroeira N.ª Sr.ª da Piedade, comemorando-se nesse dia o feriado municipal com a realização da IV Sessão Solene do Dia do Município na qual se irá distinguir várias entidades e individualidades.
De 7 a 20 de Setembro a vila de Odemira vai ser palco do V Simpósio Internacional de Escultura, com artistas de diversas nacionalidades a trabalhar ao vivo junto à zona Ribeirinha.

O Festival “Sete Sóis Sete Luas” volta a Odemira com a arte do mediterrânico e do mundo lusófono. O programa integra espectáculos musicais e uma grande performance de rua, assim como uma exposição de cerâmica e pintura “Mãe, Terra Mar”, nos dias 11 e 12 e 26 de Setembro, respectivamente.

De 19 de Setembro e até 31 de Outubro, a arte da representação será apadrinhada pelo Festival de Teatro de Odemira com várias exibições de grupos de teatro amador do concelho. No dia 26 de Setembro assinalam-se as Jornadas do Património com o tema “Património Industrial e Técnico”, na antiga Fábrica da Moagem de Sabóia.
Estas iniciativas, a par dos espectáculos musicais “Às quintas no Quintal”, bem como do II Ciclo de Cinema Ambulante que irá percorrer o concelho com o filme “Sete Pecados Rurais” ao longo de todo o mês de Setembro em Odemira estão integrados no evento “Setembro Cultural”.