Oferta do Grupo Air France-KLM aumenta 4,1% este verão

O Grupo Air France-KLM aumenta a sua oferta em 4,1% no verão de 2018 (25 de março a 27 de outubro de 2018) face a idêntico período do ano precedente. Esta progressão será suportada pela atividade da low-cost Transavia (+10,6%), a atividade passagem da rede de longo-curso (+3.9%) e atividade passagem médio e pequeno-curso (+1,4%). Em 2018, o grupo prossegue o seu crescimento e propõe 314 destinos em 116 países, dos quais 78 são novas ligações.

“Com uma oferta a crescer +4,1%, decidimos ser ainda mais agressivos em todos os nossos mercados. O grupo vai inaugurar 78 novas ligações este Verão, um recorde na sua história, prova da sua agilidade e da sua vontade de se desenvolver. Confirmamos assim os objetivos de crescimento do Trust Together e mantemo-nos empenhados em assumir a nossa parte de um mercado muito disputado”, precisou Jean-Marc Janaillac, presidente diretor-geral da Air France-KLM.

Globalmente, o Grupo Air France-KLM, incluindo a companhia low-cost Transavia e o parceiro joint-venture transatlântico Delta Air Lines, oferece, este verão de 2018, quase 570 voos semanais em 26 rotas de/para cinco aeroportos em Portugal (Lisboa, Porto, Faro, Funchal e Ponta Delgada).

Este verão, a Air France e a KLM vão aumentar em 11% a sua capacidade em termos de lugares-quilómetros oferecidos (do original, Available Seats-Kilometers ou ASK) de/para Portugal. O forte incremento deve-se, por um lado, à passagem da operação da Air France para a Joon pela primeira vez no período estival, em continuação do Inverno 2017-18, com uma aeronave de maior capacidade, devendo-se, por outro, ao aumento de frequências em alguns períodos da época alta estival.

Com a abertura nos Açores para Nova Iorque-JFK, uma rota operada pela Delta Air Lines, o Grupo Air-France passa a oferecer aos seus clientes voos de/para cinco aeroportos nacionais, operados pelas companhias Air France, KLM, a sua low-cost Transavia e o seu parceiro joint-venture Delta Air Lines. E, pela primeira vez este verão, o aeroporto de Lisboa vai ter voos diretos para quatro hubs das companhias do Grupo e do seu parceiro transatlântico (Amesterdão, Atlanta, Nova Iorque-JFK e Paris-CDG).

Oferta em Portugal este verão de 2018 (voos/semana): 26 rotas
– De Lisboa: Amesterdão (KLM), com 21 voos semanais, Amesterdão (Transavia), 11, Atlanta (code-share com Delta), 7, Paris CDG (Joon), 36, Eindhoven (Transavia), 7, Nova Iorque-JFK (code-share com Delta), 7, Lyon (Transavia), 5, Nantes (Transavia), 7, Paris-Orly (Transavia), 19, e Roterdão (Transavia), 4;

– Do Porto: Amesterdão (KLM), 14 voos semanais, Amesterdão (Transavia), 9, Paris CDG (Joon), 7, Lyon (Transavia), 7, Nantes (Transavia), 7, e Paris-Orly (Transavia), 32;

– De Faro: Amesterdão (Transavia), 17 voos semanais, Eindhoven (Transavia), 10, Groningen (Transavia), 2, Lyon (Transavia), 3, Nantes (Transavia), 3, Paris-Orly (Transavia), 12, e Roterdão (Transavia), 13;

– De Funchal: Amesterdão (Transavia), 3 voos semanais, Lyon (Transavia), 3, Nantes (Transavia), 3, e Paris-Orly (Transavia), 10;

– De Ponta Delgada: Nova Iorque -JFK (code-share com Delta), com cinco voos semanais.

Longo-curso : +3.9 %
Na sua rede de longo-curso, a Air France-KLM propõe nove novos destinos:
– seis destinos com partida de Paris-Charles de Gaulle : Nairobi (Quénia), Seattle (EUA) a partir de 25 de março, Taipé (Taiwan) a partir de 16 de abril, bem como San José (Costa Rica) em continuação da época de Inverno 2017-18 com a Air France. Fortaleza (Brasil) a partir de 3 de Maio e Mahé (Seychelles) a partir de 5 de maio com a Joon;

– um destino com partida de Pointe-à-Pitre (Guadalupe): Atlanta (EUA) em continuação da época de 2017-18 com a Air France;

– dois destinos com partida de Amesterdão-Schiphol : Fortaleza (Brasil) e Mumbai (Índia) em continuação da época de 2017-18 com a KLM.

América do Norte
Nos Estados Unidos, a Air France retoma o serviço de Seattle com cinco voos semanais em Boeing 777-200. A ligação Atlanta – Pointe-à-Pitre, iniciada no Inverno 2017-18, será prolongada ao longo de todo o verão de 2018. Detroit e Boston vão ser operadas em Boeing 787 até 17 de junho. A KLM Royal Dutch Airlines vai aumentar o serviço de Mineápolis, San Francisco e Nova Iorque. Uma frequência semanal com partida de Amesterdão vai ser adicionada nas rotas da KLM de Mineápolis e San Francisco, respetivamente com quatro e 11 voos semanais. A ligação proposta pela KLM para Nova Iorque aumentará em seis frequências, para um total de 20 voos por semana a partir do aeroporto de Amesterdão-Schiphol.

América Central e do Sul e Caraíbas
No Brasil, a KLM e a Joon vão inaugurar o serviço de Fortaleza a partir de 3 de maio de 2018. A KLM efetuará três voos semanais entre Amesterdão-Schiphol e Fortaleza em Airbus A330. A Joon operará dois voos semanais entre Paris Charles de Gaulle e Fortaleza em Airbus A340. Esta abertura vai permitir propor aos clientes uma terceira porta de entrada brasileira para o Grupo através do seu parceiro GOL Linhas Aéreas Inteligentes, em complemento do Rio de Janeiro e de São Paulo, com seis novas ligações além de Fortaleza, efetuadas em partilha de códigos. Para o Rio de Janeiro, a KLM vai propor 333 lugares adicionais por semana, o que representa um aumento de 18,2 %, graças a um voo semanal suplementar. Desta forma, o Grupo passa a oferecer aos seus clientes dois voos quotidianos de/para a Europa com a KLM a partir de Amesterdão-Schiphol e com Air France a partir de Paris-Charles de Gaulle.

Na Costa Rica, a Air France vai prolongar o serviço de San José ao longo de todo o Verão com dois voos semanais.
Para a Argentina, a Colômbia, o Chile e as Caraíbas, a KLM vai aumentar em 20% a sua oferta em capacidade por semana com partida de Amesterdão-Schiphol: um voo suplementar para Buenos Aires e Santiago, para 6 voos semanais; um voo suplementar entre Bogotá e Cartagena, para quatro voos semanais; um voo suplementar entre Aruba e Bonaire, para sete voos semanais. Finalmente, os dois novos voos circulares suplementares entre Amesterdão-Schiphol, Saint-Martin e Curaçau, vão aumentar a oferta da KLM para Curaçau de sete a nove voos semanais. A Air France vai disponibilizar um dos seus Boeing 787 para ligar Paris-Charles de Gaulle a Bogotá a partir de 22 de abril de 2018. Para Saint-Martin, a Air France vai propor dois voos semanais com partida de Paris-Charles de Gaulle efetuados em Airbus A330.

Ásia e Médio Oriente
Para Taiwan, a Air France vai inaugurar o serviço de Taipei graças a três voos semanais efetuados em Boeing 777-200, a partir de 16 de abril próximo. Esta nova oferta será complementar à da KLM, que vai propor um voo diário para este destino.
No Japão, a Air France vai aumentar a sua oferta de lugares para Osaka graças ao seu Boeing 787, oferecendo 744 lugares suplementares por semana e a sua oferta de voo para Tóquio-Haneda graças a dois voos semanais suplementares.

Na Coreia do Sul, os clientes vão beneficiar de um voo suplementar para Seoul efetuado pela Air France em Boeing 777-200, para um total de três voos semanais.

Para a Tailândia, a Air France vai propor dois voos suplementares com destino a Banguecoque, para cinco voos semanais ao longo de todo o verão.

Na Índia, a KLM vai prolongar a abertura de Mumbai em continuação da época de inverno 2017-18 com três voos semanais. A Air France vai confiar o serviço desse destino à Joon a partir de 18 de junho de 2018. A ligação vai ser efetuada diariamente em Airbus A340. Para Bangalore, a Air France vai aumentar a oferta de voos com um voo suplementar, propondo sete voos semanais.

Na Malásia, a KLM vai reduzir o serviço de Kuala Lumpur e propor sete voos semanais com partida de Amesterdão-Schiphol em continuação da época de Inverno.

No Cazaquistão, a KLM vai suspender o serviço de Almaty e Astana durante o verão, em continuação do inverno.

África e Oceano Índico
No Quénia, a Air France vai inaugurar a ligação Paris – Nairobi a 25 de Março de 2018. A cidade será servida em Boeing 787 com três voos semanais.

No Egito, no Irão e na África do Sul, a Air France vai confiar à Joon os serviços do Cairo com um voo diário a partir de 25 de março, de Teerão com três voos semanais a partir de 2 de abril e do Cabo com três voos semanais a partir de 1 de abril.

Para a África Ocidental, a Air France vai aumentar a sua oferta de voos diretos para Lomé (Togo) e proporá três frequências semanais, em complemento de quatro ligações semanais Paris – Acra – Lomé. Para Acra (Gana), a companhia vai propor um voo direto suplementar, para quatro frequências semanais de Paris-Charles de Gaulle.

Nas Seychelles, a Joon vai inaugurar o serviço de Mahé com três voos semanais a partir de 5 de maio.

Médio- e pequeno-curso : +1,4 %
Na sua rede de médio e pequeno-curso, o grupo desenvolveu a sua oferta de destinos e correspondências com 45 novas ligações.

Ao longo de toda a época de verão de 2018, o grupo Air France-KLM vai propor 18 novas ligações a partir dos principais hubs e regiões :
– Com partida de Paris-Charles de Gaulle : Bergen (Noruega) e Catânia (Itália) com a Air France, assim como Cork (Irlanda), Wroclaw (Polónia) e Toulon (França) com a HOP!;
– Com partida de Paris-Orly : La Rochelle (França) com a HOP!;
– Com partida de Amesterdão-Schiphol Nantes (France) e Växjö (Suécia) com a KLM:
– Com partida das regiões francesas com a HOP!:
– Com partida de Bordéus : Düsseldorf (Alemanha) ;
– Com partida de Marselha : Caen (França) e Metz (França) ;
– Com partida de Montpellier : Argel (Argélia) ;
– Com partida de Nantes : Hamburgo (Alemanha) ;
– Com partida de Lille : Brest (França) ;
– Com partida de Lyon : Rouen (França) e Nuremberga (Alemanha) ;
– Com partida de Estrasburgo : Rennes (França) ;
– Com partida de Toulouse : Caen (França).

Ao longo da época alta estival, o grupo Air France-KLM proporá 27 novas ligações, das quais 16 de/para a Córsega :
– Com partida de Paris-Charles de Gaulle : Bari (Itália), Ibiza (Espanha), Dubrovnik (Croácia) com a Air France, bem como Cagliari (Itália) e Perpignan (França) com a HOP!.
– Com partida das regiões francesas com a HOP! :
– Com partida de Bordéus : Calvi (França) ;
– Com partida de Caen : Ajaccio (França) ;
– Com partida de Castres : Bastia (França) ;
– Com partida de Marselha : Genebra (Suíça), Beirute (Líbano) ;
– Com partida de Metz : Bastia (França) ;
– Com partida de Nantes : Ajaccio (França) e Bastia (França) ;
– Com partida de Nice : Beirute (Líbano) e Quimper (França) ;
– Com partida de Lille : Toulon (França) ;
– Com partida de Lyon : Figari (França), Calvi (França), Bastia (França) e Ajaccio (França) ;
– Com partida de Perpignan : Bastia (França) ;
– Com partida de Estrasburgo : Toulon (França) e Bastia (França) ;
– Com partida de Toulon : Genebra (Suíça) ;
– Com partida de Toulouse : Ibiza (Espanha) e Figari (França) ;
– Com partida de Bruxelas (Bélgica) : Calvi (França) com a HOP!.

O Grupo vai reforçar a sua rede médio- e pequeno-curso ao aumentar significativamente as frequências de voo. A Air France vai aumentar a sua oferta para Dublin (Irlanda), Oslo (Noruega), Gotemburgo (Suécia), Berlim (Alemanha), Nice (França), Madrid (Espanha), Marraquexe (Marrocos) e Palma (Espanha) em 9% comparativamente ao Verão precedente. A KLM vai aumentar a sua oferta para Bolonha (Itália), Cracóvia (Polónia), Gdansk (Polónia) e Helsínquia (Finlândia).

A Joon vai prosseguir o seu crescimento e desenvolver a sua oferta com quatro novos destinos para a companhia com partida de Paris-Charles de Gaulle, em continuação da oferta proposta pela Air France :
– Para Itália : Nápoles com 3 voos diários e Roma com 7 voos quotidianos,
– Para a Noruega : Oslo com 2 a 3 voos diários,
– Para a Turquia : Istambul com 1 voo diário.

Estes destinos vêm completar a rede atual da Joon com partida de Paris-Charles de Gaulle, composta por Barcelona (Espanha), Lisboa, Porto (Portugal) e Berlim (Alemanha).

Transavia : +10,6 %
A Transavia vai desenvolver a sua rede a partir de todas as suas bases em França (Orly, Lyon, Nantes) e nos Países Baixos (Amesterdão, Roterdão, Eindhoven) com 24 novas ligações*:
– De Eindhoven : Rijeka (Croácia), Sevilha (Espanha), Marraquexe (Marrocos) e Telavive (Israel) ;
De Roterdão : Lamezia Terme, Palermo (Itália), Dubrovnik (Croácia), Almeria (Espanha), Lisboa (Portugal), Héraklion (Grécia) e Al Hoceima (Marrocos) ;
– De Paris-Orly : Beirute (Líbano), Rabat (Marrocos), Alicante (Espanha) e Olbia (Itália) ;
– De Nantes : Roma, Catânia (Itália), Aghadir, Casablanca (Marrocos) e Djerba (Tunísia) ;
– De Lyon : Catânia, Palermo (Itália), Djerba (Tunísia) e Málaga (Espanha).

Com partida dos Países Baixos, a companhia low cost do Grupo vai aumentar em 50% a sua oferta de voos para a Grécia e respetivas ilhas, assim como para a Europa de Leste (Belgrado e Ljubljana).

Com partida de França, o crescimento total será de 19%, essencialmente suportado pelas partidas de regiões como Lyon e Nantes. A Transavia vai aumentar principalmente a sua oferta para Marrocos, Grécia e Tunísia, para responder à forte procura por parte dos viajantes em lazer.

Por outro lado, a Air France e a Transavia concluíram um acordo graças ao qual a Air France passa a partilhar 50 ligações efetuadas pela companhia low-cost de Paris-Orly, Lyon e Nantes.

Parcerias, a equação de um equilíbrio perfeitos para novos destinos
Para oferecer aos seus clientes a rede mais extensa e as melhores oportunidades de correspondências em todos os continentes, a Air France-KLM persegue ativamente a sua política de reforço de alianças existentes e de exploração de novas parcerias.

Para o verão 2018, o Grupo vai propor uma escolha ainda mais ampla de destinos e ligações para os passageiros que viajam entre a Índia e a Europa, via Paris e Amesterdão, graças à extensão dos atuais acordos de cooperação recentemente assinados com a Jet Airways.

A joint-venture entre Air France-KLM, Alitalia e Delta Air Lines permite aos clientes aceder a mais de 270 destinos além de 27 cidades norte-americanas e oferecer mais de 215 destinos além das 28 pontes europeias.

Para manter o seu lugar de líder europeu em termos de oferta da Europa para a China, a Air France-KLM prosseguirá o reforço da sua joint-venture estratégica com a China Eastern com partida dos principais hubs de Paris-Charles de Gaulle e Amesterdão-Schiphol para Shanghai, ao mesmo tempo que mantém os acordos joint-venture com a China Southern e a Xiamen Airlines em cinco ligações de Paris e Amesterdão para Chengdu, Guangzhou, Hangzhou, Pequim e Xiamen.

A Air France vai propor o novo serviço Paris-Charles de Gaulle – Taipé em cooperação com a China Airlines, membro do SkyTeam, com um código de partilha de códigos nessa ligação, bem como nos destinos além dos dois hubs.

A Air France e a Vietnam Airlines, igualmente membro do SkyTeam, assinaram uma nova joint-venture efetiva a partir de 1 de Novembro de 2017. Os clientes beneficiam assim de uma oferta combinada e conexões melhoradas e reforçadas entre o mercado promissor do Vietname e a Europa.

Com o seu parceiro GOL Linhas Aéreas Inteligentes, os clientes do Air France-KLM vão desfrutar de 50 destinos brasileiros, a partir de agora acessíveis via três pontes brasileiras: Rio de Janeiro, São Paulo e Fortaleza.

A parceria já existente entre a KLM e a Kenya Airways permite aos clientes aceder a uma vasta rede para a África Oriental e a diversas oportunidades de correspondência a partir de Nairobi. A abertura da rota Paris-Charles de Gaulle – Nairobi pela Air France e a integração da companhia na joint-venture entre a KLM e a Kenya Airways vão reforçar consideravelmente a oferta do Grupo Air France-KLM na África Oriental.

Por outro lado, graças à integração da KLM na joint-venture entre a Air France e a Air Mauritius, a KLM e a Air Mauritius passam a partilhar um programa de voos coordenado ao longo de todo o ano na linha Amesterdão – Maurícia.