OLI melhora desempenho da gama Azor

A OLI, especialista em soluções de banho sustentáveis, investiu na atualização da solução “Azor”, cinco anos após o lançamento desta gama de torneiras de boia, exportada para 70 mercados internacionais. Ao longo dos últimos seis meses, o Gabinete de Investigação e Desenvolvimento desta empresa familiar, nascida em Aveiro, há 63 anos, estudou novas possibilidades de melhoria desta solução, permitindo assim reduzir o consumo de água nos autoclismos até 300 litros mensais, tornando-a mais silenciosa e eficiente.

Esta solução é mais silenciosa e um maior caudal de funcionamento que permite encher o tanque do autoclismo até 10 segundos mais rápido. Com a introdução de uma nova membrana interior, a “Azor” obtém também uma performance hidráulica superior, assim como uma versatilidade maior nas regulações da gestão de água. Paralelamente, a incorporação de uma nova geometria interna aumenta a sua eficácia com a utilização de águas impuras.

De acordo com a OLI, as torneiras de bóia “Azor são a opção ideal para poupar água, sendo de dimensões reduzidas e de fácil instalação e manutenção, com sistema de fecho contra pressão e sem necessidade de desligar à rede.

Aposta na inovação
Este é o resultado de mais uma aposta da OLI na inovação. Só nos últimos cinco anos, a empresa investiu 10 milhões de euros em Investigação e Desenvolvimento. Para poder competir à escala global, a OLI tem mesmo uma equipa de 20 pessoas que se dedicam por inteiro a esta área, trabalhando em parceria com universidades e centros de investigação. A prova-lo está o facto de a OLI ser, neste momento, em Portugal, a única empresa a produzir autoclismos interiores. Ou o facto de, há 23 anos, ter massificado a dupla descarga da água do autoclismo, uma inovação hoje presente em todo o mundo e que permite uma poupança de água de 50%. Nos últimos três anos, a OLI surgiu no topo das empresas em Portugal que mais patenteiam na Europa, contando atualmente com 42 patentes ativas.

A OLI em números
A OLI exporta 80% da produção para 70 países dos cinco continentes. Em 2016, registou um volume de negócios na ordem dos 48,5 milhões de euros. Atualmente, a empresa integra 380 colaboradores em Portugal. A fábrica trabalha ininterruptamente 24 horas por dia, sete dias por semana, e tem uma produção semanal de 39 mil autoclismos e 159 mil mecanismos.