Olimar: “Perspetivar 2023 é uma incógnita” 

A cidade de Évora, no Alentejo, faz parte do roadmap das celebrações dos 50 anos do operador alemão Olimar. O momento de celebração decorreu esta segunda-feira, 14 de novembro, no Évora Hotel, com um jantar que juntou mais de 50 agentes de viagens alemães e várias empresas associadas da Agência de Promoção Turística do Alentejo.

À Ambitur.pt, Oliver Zahn, CEO da Portimar, responsável pelos produtos turísticos da Olimar, olha para estes 50 anos como um marco importante: “É um número grande e mais ainda pelos desafios que têm marcado toda a operação nos últimos 20 anos”. Oliver Zahn refere-se às “vendas online” que têm dificultado, por exemplo, os negócios entre os operadores e a hotelaria: “Temos de nos adaptar às mudanças no mercado e isso tem sido um grande desafio”, admite.

As celebrações dos 50 anos começaram na Alemanha, em maio, onde se juntaram mais de 250 convidados, entre eles, os parceiros comerciais: “Queremos fazer uma fam trip com os agentes de viagem mais importantes para vender os nossos produtos”. Aqui, em Portugal, o Alentejo foi a primeira região, sendo que, esta terça-feira, 15 de novembro, a equipa Olimar ruma até ao Norte do país: “Foi lá que iniciamos a nossa operação com o primeiro voo charter Alemanha-Porto”.

Questionado sobre o fecho do verão de 2022, Oliver Zahn adianta que, comparado com 2019, a faturação atingiu os 90%: “Podíamos ter vendido mais, mas a falta de disponibilidade hoteleira não permitiu que chegássemos aos números de 2019”. Já ao nível da operação para este fim de ano, o responsável refere que Lisboa e Madeira são os destinos de eleição, sendo que as vendas correm “razoavelmente bem”, mesmo numa altura em que “os preços estão mais altos e os orçamentos mais reduzidos para viagens”. É com esta ordem de ideias que o CEO da Portimar admite que “o ano 2023 é uma incógnita”, sendo difícil perspetivar o que aí vem: “Neste momento, ainda há pouca venda para o verão de 2023, pois as pessoas aguardam pelos orçamentos do próximo ano e esse é um problema que temos de enfrentar”. Ainda assim, os planos para 2023 estão bem vincados: “Queremos vender mais e crescer em número de clientes. Estamos a trabalhar para isso”.

Ao nível da oferta, a aposta do operador alemão continuará com grande foco em Portugal, através dos circuitos e pacotes temáticos (cultura, gastronomia e ativo), como é o caso do Alento, ou nos destinos de elevada procura, como os Açores, Madeira e Porto Santo.

Por: Cristiana Macedo, em Évora