Ombria Resort lança primeira pedra

O Ombria Resort, em Loulé, arrancou com uma nova etapa do seu desenvolvimento com o lançamento da primeira pedra da primeira fase do projeto, com lugar na semana passada, que integrará a primeira unidade da marca Viceroy Hotels & Resorts em Portugal e na Europa. O evento contou com a presença de Ana Mendes Godinho, secretária de Estado do Turismo, Carlos Martins, secretário de Estado do Ambiente, e Vítor Aleixo, presidente da Câmara Municipal de Loulé.

A primeira fase do Ombria Resort, que inclui as infraestruturas e o campo de golfe de 18 buracos, em construção desde outubro de 2016, contempla ainda o Viceroy at Ombria Resort, com 76 quartos e as Viceroy Residences at Ombria Resort, que incluem 65 residências turísticas. O complexo hoteleiro inclui também um clubhouse, um centro de conferências, cinco restaurantes, spa, kids club, um observatório astronómico, piscinas aquecidas e várias outras instalações de lazer e fitness. A sua abertura está prevista para o final de 2019.

A primeira fase do projeto representa um investimento de mais de 100 milhões de euros. O total, nas três fases, irá ultrapassar os 260 milhões de euros. O investidor finlandês, o grupo Pontos, realizará este investimento com cerca de 60% em capitais próprios.

Citado em comunicado, Ilpo Kokkila, chairman do grupo Pontos demonstra a sua satisfação ao afirmar que “foram 20 anos de trabalho árduo, que concentraram muitos recursos e energias. Apesar dos riscos que assumimos, mantivemos sempre o foco neste projeto porque sempre acreditamos no Algarve e em Portugal”. Embora, tenha feito questão de manifestar a sua deceção “com a lentidão da burocracia”. “Esta morosidade”, prossegue, “prejudica gravemente o progresso no país “, sublinhando, ainda assim, a cooperação com a autarquia de Loulé.

A beleza natural das paisagens faz com que o principal objetivo do grupo seja “assegurar que este projeto é altamente sustentável”, diz Ilpo Kokkila. Um dos compromissos é também que o Ombria Resort seja aberto às populações locais. Para tal, é propósito do grupo “trabalhar em conjunto com as pessoas e empresas das localidades circundantes, dando-lhes assim a oportunidade de usufruir, trabalhar ou fazer negócio”, refere o chairman.

Na ocasião, a secretária de Estado do Turismo referiu que “o investimento que hoje aqui vemos é sinal que há confiança, é sinal que acreditam no país, é sinal que acreditam no Algarve”. “Este é um projeto exemplar também pela sustentabilidade do turismo ao longo de todo o ano e em todo o território, porque estamos aqui a apostar num Algarve diferente, a desenvolver um novo tipo de turismo numa zona onde não era tradicional isso acontecer”, acrescenta.

O Ombria Resort contará com três áreas diferentes de unidades residenciais e turísticas, incluindo apartamentos, moradias em banda e vivendas. Depois de concluído, irá disponibilizar uma vasta oferta na componente hoteleira e de imobiliário turístico e residencial, desde quartos/suítes de hotel, apartamentos, até moradias.

O projeto imobiliário integra três áreas diferentes com um total de 385 unidades residenciais, incluindo apartamentos, moradias em banda e vivendas. Os valores de venda dos dois últimos, de tipologias T0 a T6, poderão variar entre os 300 mil euros e acima dos dois milhões.

Os principais mercados-alvo são o norte da Europa, nomeadamente o Reino Unido, a França, a Alemanha, os países do Benelux e da Escandinávia, bem como Estados Unidos, Médio Oriente e Ásia, sem esquecer Portugal.