OMT abre concurso para as melhores aldeias turísticas de 2023

O Best Tourism Villages by UNWTO regressa para a sua terceira edição para escolher as melhores aldeias turísticas de 2023. O projeto pretende transformar o turismo num motor para o desenvolvimento rural e bem-estar.

Até à data, mais de 70 aldeias de quase 40 países foram reconhecidas como as Melhores Aldeias Turísticas. Além disso, outras 40 aldeias foram selecionadas para participar no programa de melhoramento, com direito a consultoria especializada e oportunidades de networking.

Os Estados Membros da OMT podem apresentar até oito vilas por meio das suas Administrações Nacionais de Turismo. A chamada será encerrada a 23 de junho e os vencedores serão anunciados no final do ano.

A iniciativa reconhece aldeias que são exemplos de destinos de turismo rural com bens culturais e naturais, que preservam e promovem valores, produtos e estilos de vida rurais e comunitários e que têm um claro compromisso com a inovação e sustentabilidade. A seleção é baseada na avaliação dos seus recursos e iniciativas em nove áreas que abrangem os três pilares do desenvolvimento sustentável: económico, social e ambiental.

O programa de melhoria “Melhores Aldeias Turísticas da OMT” aplica-se às aldeias que não cumprem todos os critérios necessários para receber o reconhecimento, mas essas receberão apoio para melhorar elementos das áreas consideradas deficientes no processo de avaliação.

As candidaturas serão avaliadas por um conselho consultivo internacional independente composto por especialistas em diferentes áreas (conservação de recursos culturais e naturais, sustentabilidade, desenvolvimento de produtos turísticos, marketing, cadeia de valor, entre outros).

Ao anunciar a convocação, o secretário-geral da OMT, Zurab Pololikashvili, disse que “o turismo pode trazer mudanças reais nas comunidades locais, pois pode criar empregos, ajudar empresas e celebrar e proteger tradições. Através das Melhores Aldeias Turísticas, a OMT reconhece esses destinos rurais que tenham vontade de fazer do turismo uma fonte de oportunidades e bem-estar”.