OMT: Chegadas de turistas internacionais sobem 4%

As chegadas de turistas internacionais, impulsionadas pelos bons resultados da Europa, subiram 4,3% nos primeiros oito meses de 2015, segundo o último Barómetro da Organização Mundial do Turismo (OMT), consolidando-se assim a tendência dos últimos anos. O número de turistas internacionais (visitantes que pernoitam) que viajaram pelo mundo entre janeiro e agosto deste ano chegou aos 810 milhões, mais 33 milhões do que em igual período de 2014.
A Europa, a região mais visitada do mundo, registou um crescimento robusto da ordem dos 5% nas chegadas de turistas internacionais, um resultado superior ao das restantes regiões, e especialmente notável tratando-se de uma região bastante madura, explica a OMT. A Ásia e o Pacífico, as Américas e o Médio Oriente viveram um crescimento de 4%, embora os dados limitados disponíveis sobre África apontem para uma quebra de 5% no número de turistas internacionais.

“O crescimento sustentado do turismo internacional é uma muito boa notícia para todos, já que o setor contribui crescentemente para a criação de emprego, impulsiona o comércio e o investimento, a melhoria das infra-estruturas e o fomento de um crescimento económico inclusivo. Esta é uma realidade mais certa do que nunca nestes últimos anos, nos quais o turismo foi um apoio decisivo para a recuperação de muitos países e a geração de novos postos de trabalho”, afirma o Secretário Geral da OMT, Taleb Rifai.

Resultados regionais
A grande atividade da época estival contribuiu para os resultados notáveis da Europa, onde as chegadas internacionais subiram 5% entre janeiro e agosto de 2015. A Zona Euro continua a sair beneficiada da debilidade da moeda e de uma recuperação económica sustentada. A Europa Central e de Leste (+7%) recuperou do declínio do ano passado. O Norte da Europa (+6%), a Europa Meridional e Mediterrânica (+5%) e a Europa Ocidental (+4%) registaram bons resultados para subregiões com vários destinos maduros. Os 28 países da União Europeia distinguiram-se com mais 6% das chegadas neste período, superando a média regional.

Na Ásia e Pacífico as chegadas internacionais aumentaram 4% até agosto. A Oceania (+7%) liderou o crescimento, seguida do Sudeste Asiático (+6%), com a Tailândia a recuperar depois dos resultados modestos do ano passado. As chegadas aumentaram 4% na Ásia Meridional e 3% no Nordeste Asiático, onde o Japão continua a viver um crescimento extraordinário.

No que diz respeito às Américas, as chegadas internacionais aumentaram 4% entre janeiro e agosto de 2015, consolidando-se os bons resultados do ano passado. A valorização do dólar dos EUA estimulou o turismo emissor. As Caraíbas e a América Central (+7%) registaram o mais elevado crescimento da região, graças em grande parte aos mercados norte-americano e europeu. Os resultados da América do Sil (+4%) mantiveram-se em sintonia com a média regional, e o crescimento da América do Norte (+3%) caiu ligeiramente devido à descida das chegadas aos EUA.