OMT e FAO trabalham em conjunto para fomentar o turismo rural

A Organização Mundial do Turismo (OMT) e a Organização para a Alimentação e Agricultura (FAO) assinaram um Memorando de Entendimento que levará a um trabalho conjunto para o desenvolvimento de metas relacionadas com o crescimento sustentável e responsável do turismo rural.

De acordo com Zurab Pololikashvili, secretário geral da OMT, “este Memorando de Entendimento entre a OMT e a FAO sublinha a natureza transversal do turismo e a importância da cooperação a todos os níveis para garantir que o setor trabalha para todos. Tanto o turismo como a agricultura são vitais para as comunidades de todo o mundo. O acordo é especialmente oportuno já que surge quando reconhecemos 2020 como o ano do Turismo para o Desenvolvimento Rural. Este também foi o tema do Dia Mundial do Turismo, que celebrámos esta semana, realçando o papel que o turismo deve desempenhar em fornecer oportunidades para as comunidades rurais e impulsionar a recuperação social e económica”.

Resiliência, inovação e oportunidade
Um objetivo central da colaboração será aumentar a resiliência das comunidades rurais perante os impactos sociais e económicos do crescente turismo. Para a FAO, o turismo é um motor essencial de igualdade, com o setor a empregar mulheres e jovens e a dar-lhes uma participação no crescimento económico. O turismo é também um protetor da herança cultural que caracteriza muitas das comunidades rurais, mantendo, por exemplo, o folclore e outras tradições vivas para as futuras gerações.

O novo Memorando de Entendimento leva a que a OMT e a FAO trabalhem juntas para estabelecer um plano para áreas mais específicas. Entre as principais prioridades estão incentivar o empreendedorismo dentro das comunidades rurais, particularmente entre jovens e mulheres, com o objetivo de lhes dar acesso a mercados locais e globais para os seus produtos. Outras prioridades incluem impulsionar a educação e competências para que as comunidade tenham oportunidades dentro do setor do turismo.