OMT e Globalia apresentam primeiro concurso mundial para startups de turismo

OMT e Globalia apresentam primeiro concurso mundial para startups de turismo

Categoria Business, Empresas

O setor do turismo vai dar um passo gigante em direção ao futuro. A Organização Mundial do Turismo (OMT), em parceria com a Globalia, anunciou o lançamento do primeiro Concurso OMT de Startups de Turismo. É a primeira iniciativa dedicada a identificar as novas empresas que irão liderar a transformação do setor turístico. Para encontrar os melhores projetos, a convocatória será lançada em 164 países.

O programa tem como objetivo selecionar as melhores soluções e os projetos mais disrutivos. A deteção de talento vai estar focada em propostas pioneiras na implementação de tecnologias emergentes e disrutivas, bem como em empresas emergentes ou startups que se baseiem em novos modelos de negócio, como a economia circular. Assim, um dos pilares desta convocatória é dar visibilidade aos projetos que apostem num turismo mais sustentável.

O processo de pesquisa de startups é tão ambicioso como complexo, revela a OMT em comunicado: detetar os melhores projetos, nos quatro cantos do planeta. Para isso, a organização e a Globalia confiaram esta fase à consultora de inovação Barrabés.biz, que tem mais de 20 anos de experiência na criação, ligação e ativação de ecossistemas de empreendedorismo e inovação.

Para ampliar o alcance da convocatória e facilitar a inscrição das empresas interessadas, o programa estará disponível através da plataforma digital YouNoodle.

“A inovação e os investimentos turísticos não são um fim em si mesmos, mas um meio para fomentar melhores produtos turísticos, melhorar a governança do turismo e aproveitar a sustentabilidade do turismo, criando emprego e gerando oportunidades”, revela Zurab Pololikashvili, secretário-geral da OMT.

Quem pode participar?
Para participar nesta convocatória mundial, as startups devem apresentar modelos de negócio que estejam relacionados com, pelo menos, uma das quatro áreas principais:

Os interessados em participar podem encontrar mais informação e candidatar-se através do site do programa – www.tourismstartups.org. As inscrições estão abertas desde o dia de hoje, 26 de junho, a 3 de setembro de 2018.

Os melhores projetos serão avaliados segundo cinco critérios: singularidade e viabilidade da solução, impacto potencial, modelo de negócio, escalabilidade e perfil da equipa.

O júri irá avaliar as candidaturas e selecionará as melhores para uma semi-final que será divulgada em setembro de 2018.

Os vencedores deste concurso terão a oportunidade de relacionar-se com empresas líderes do setor do turismo.