OMT e Google organizam 1.º programa para a aceleração do Turismo na África subsariana

A crise do Covid-19 afetou desproporcionalmente um setor que gera milhões de empregos em todo o mundo, o Turismo. Embora ninguém possa dizer ao certo quando se vai recuperar, há quem já comece a sonhar com fugas para destinos próximos ou remotos. Dado que cada vez mais pessoas procuram na Internet lugares e datas para viajar, a aceleração da digitalização do setor turístico é essencial para a adaptação à nova realidade.

Por isso, a Organização Mundial do Turismo (OMT) e o Google firmaram uma parceria para lançar um Programa de Aceleração, ministrado online e voltado para os ministros do turismo dos Estados membros da OMT, as principais associações de turismo e instituições oficiais de viagens e turismo, com vistas a fortalecer as suas capacidades nas áreas de inovação e transformação digital.

A partir de hoje, antes do Dia Mundial do Turismo, avança o primeiro UNWTO & Google Tourism Acceleration Program, com foco em informações sobre a África do Sul, Quénia e Nigéria. O turismo é a espinha dorsal de muitas economias em todo o mundo. Como mostram os dados da OMT, esta indústria é responsável por 9% do comércio mundial de África e por um em cada 10 empregos diretos e indiretos. Além disso, o setor promove o crescimento inclusivo, pois 54% das pessoas que nele trabalham são mulheres.

“A OMT está a fazer todos os esforços para apoiar África e ajudá-la a reiniciar o seu crescimento mais forte”, disse Natalia Bayona, diretora de Inovação, Transformação Digital e Investimentos da OMT. “Com as políticas, treinamento e gerenciamento corretos, a inovação e a tecnologia têm o potencial de promover novos e melhores empregos e oportunidades de negócios para o turismo, ao mesmo tempo que melhoram o bem-estar e a prosperidade na região.”

30% da população mundial vive no continente africano e, a cada ano, novos usuários de conteúdo online chegam a centenas de milhões. O Google é um parceiro altamente confiável em África quando se trata de encontrar informações relevantes e credíveis, e o seu mecanismo de pesquisa é um dos sites aos quais os usuários da Internet se conectam para fazer reservas e pesquisas de viagens.

“Estamos aqui para ajudar o setor do turismo a sair desta crise sem precedentes e a se fortalecer. As ferramentas de informação e dados de viagens que estão disponíveis podem ajudar as autoridades do turismo a identificar e compreender os obstáculos e motivos que afetam a seleção de destinos de viagem e, assim, permitem um melhor planeamento do turismo”, disse Doron Avni, diretor de Assuntos Governamentais e Políticas Públicas para Mercados Emergentes do Google.