A Organização Mundial do Turismo (OMT) e o Grupo Sommet Education estabeleceram uma parceria para a realização de um desafio inovador na área da Hotelaria. Em comunicado, pode ler-se que esta iniciativa irá conceder “30 bolsas de estudo para programas de formação a nível global e apoio a quem quer ascender na carreira assim como a quem quer mudar o rumo do seu percurso profissional, empreendedores e inovadores que queiram desenvolver projetos com o objetivo final de ajudar a impulsionar a recuperação do setor do turismo”.
Em todo o mundo, a pandemia Covid-19 levou o turismo a um total impasse. E à medida que o setor reinicia a sua atividade, esta competição lançada por estas instituições visa visa “identificar novas ideias, abordagens e rostos capazes de acelerar a recuperação”, ao mesmo tempo que promove a “inclusão e a sustentabilidade no setor para reinventar a hotelaria do futuro”, refere o mesmo comunicado. Os critérios de seleção incluem o grau de disruptividade, maturidade do projeto e potencial de implementação, bem como viabilidade, escala, nível de digitalização, sustentabilidade e poder para atrair o interesse de investidores.
A competição terá foco em quatro categorias diferentes:
- Viagens de luxo, bens e serviços
- Hotéis e serviõs relacionados: pequenos a médios empreendimentos, empresas familiares
- Alimentação e Bebidas: restaurantes, catering, serviços de entrega e retail
- Imóveis Inteligentes: pequenas a médias propriedades e empresas familiars
Zurab Pololikashvili, secretário-geral da Organização Mundial do Turismo afirma que “o setor turístico é uma fonte de emprego para muitos milhões. Os empregos no turismo proporcionam oportunidade, empoderamento e igualdade, inclusive para as mulheres, os jovens e pessoas que vivem em comunidades rurais. Este momento de reabertura é o momento certo para repensar a hotelaria e identificar e implementar novas ideias para tornar o setor mais inclusivo e sustentável. Esta competição da OMT fará exatamente isso”.
Por seu turno, Benoit-Etienne Domenget, chief executive officer da Sommet Education refere que “esta crise dá-nos a oportunidade de conciliar visões do mundo que estavam em oposição há muito tempo e inventar a hotelaria do amanhã. Acreditamos que a formação é a base de um mundo mais hospitaleiro. Oferecer bolsas de estudo é uma contribuição para a recuperação do setor, acelerando o desenvolvimento de pessoas talentosas com visões criativas, apoiando novas abordagens com o objetivo de renovar a área da hotelaria.”
A competição abre a 30 de junho e termina no final de agosto. Um Comité de Seleção composto por uma rede internacional de investidores, empresários e especialistas da OMT, membros afiliados e aliados estratégicos, bem como representantes da Sommet Education, irá selecionar os 30 finalistas. Estes serão elegíveis para bolsas integrais em 15 programas diferentes em Gestão Hoteleira, Culinária e Pastelaria, (Bacharelados, Mestrados e MBAs) oferecidos nas instituições académicas que integram o Grupo Sommet Education: Glion Institute of Higher Education na Suíça e Londres, Les Roches Crans-Montana na Suíça, Les Roches Marbella em Espanha e École Ducasse em França.
Entre os 30 vencedores, os três projetos de empreendedorismo mais inovadores irão receber financiamento para apoiar o desenvolvimento inicial. Estes projetos vão ser financiados pela Eurazeo, grupo líder global de investimentos do qual a Sommet Education faz parte. O facto de a Sommet Education fazer parte do portfólio desta empresa garante ainda mais o sucesso de viabilidade destes projetos.
Mais informações sobre a competição e sobre as candidaturas podem ser encontradas aqui.