OMT: números e confiança do turismo internacional estão a crescer

De acordo com mais recente Barómetro da Organização Mundial do Turismo (OMT), o turismo internacional continuou a crescer no primeiro trimestre de 2019. Embora a um ritmo mais lento quando comparado com os últimos dois anos, a subida de 4% registada no início deste ano é um sinal muito positivo, diz a entidade. O Médio Oriente 8+8%) e a região da Ásia e Pacífico (+6%) tiveram as maiores subidas nas chegadas internacionais. Europa e África cresceram 4% e o aumento nas Américas foi de 3%.

“O turismo internacional continua a ter um forte desempenho a nível mundial impulsionado por uma economia positiva, crescente capacidade aérea e facilitação de vistos”, afirma o secretário geral da OMT, Zurab Pololikashvili. “O aumento das chegadas está a abrandar ligeiramente depois de dois anos de resultados excecionais, mas o setor continua a superar o ritmo global de crescimento económico”.

A Europa, a maior região turística do mundo, registou um crescimento sólido (+4%), liderado pelis destinos da Europa do Sul e do Mediterrâneo bem como da Europa Central e de Leste (ambos +5%). O crescimento em África foi conduzido pela recuperação constante em África do Norte (+11%). Nas Américas, as Caraíbas (+17%) recuperaram depois de resultados fracos em 2018, após o impacto dos furacões Irma e Maria em finais de 2017. Na Ásia e Pacífico, os resultados dos primeiros três meses revelaram um aumento de 6% liderado pela Ásia do Nordeste (+9%) e um desempenho muito sólido do mercado chinês.

A confiança no turismo global começou a recuperar depois de um abrandamento no final de 2018, segundo o mais recente Índice de Confiança da OMT. As expectativas para o período de maio-agosto de 2019, a época alta para muitos destinos do hemisfério norte, são mais otimistas do que em períodos recentes e mais de metade dos inquiridos prevêem um melhor desempenho nos quatro meses que se seguem.

A OMT prevê um crescimento de 3% a 4% nas chegadas internacionais em 2019.