OMT: turismo com bons resultados nos primeiros meses de 2017

As chegadas de turistas internacionais a nível mundial cresceram 6% entre janeiro e abril de 2017 face a igual período do ano anterior, segundo revela o mais recente Barómetro da OMT do Turismo Mundial. A confiança empresarial, por sua vez, atingiu o nível mais alto da última década. O crescimento sustentado na maior parte dos principais destinos e um aumento constante nos outros impulsionaram estes resultados. As perspetivas para o período de maio a agosto também são muito positivas.

Os destinos mundiais receberam 369 milhões de turistas internacionais nos primeiros quatro meses deste ano, ou seja, mais 21 milhões do que nos mesmos meses de 2016. Normalmente, este período representa cerca de 28% do total do ano e abrange a temporada de inverno no hemisfério norte e a temporada de verão no hemisfério sul, assim como o Ano Novo chinês e as férias da Semana Santa.

As chegadas internacionais registadas por destinos foram, em geral, positivas, com muito poucas exceções. A maioria dos destinos que encabeçaram o crescimento em 2016 mantiveram o impulso e os destinos que tinham tido dificuldades nos anos anteriores continuaram a crescer nos primeiros meses de 2017, como se pode verificar nos resultados do Médio Oriente (+10%), África (+8%) e Europa (+6%). Por sua vez, as regiões da Ásia Pacífico (+6%) e das Américas (+4%) continuaram a desfrutar de um forte crescimento.

“Os destinos que tinham sido afetados por acontecimentos negativos em 2016 estão a dar claros sinais de recuperação num espaço de tempo muito curto, e esta é uma boa notícia para todos, mas especialmente para aqueles que encontram no turismo o seu principal meio de subsistência”, explica o secretário geral da OMT, Taleb Rifai.

Resultados regionais

As chegadas internacionais na Europa (+6%) aumentaram entre janeiro e abril depois de um resultados desiguais no ano passado, devido à recuperação da confiança em alguns destinos que tinham sofrido problemas de segurança e ao constante e forte crescimento de outros. Os resultados melhoraram sobretudo na Europa do sul Mediterrânica (+9% face a +1% em 2016) e na Europa Ocidental (+4% face a 0% em 2016). A Europa do Norte (+9%) continuou a registar um forte crescimento, enquanto a Europa Central e de Leste registou uma subida de 4% nas chegadas internacionais, em sintonia com os resultados do ano passado.

Na Ásia Pacífico, as chegadas internacionais aumentaram 6% em abril, com bons resultados nas quatro subregiões. A Ásia do Sul (+14%) liderou o crescimento, seguida da Oceania (+7%), Sudeste Asiático (+6%) e Nordeste da Ásia (+5%).

As chegadas internacionais nas Américas subiram 5%, com excelentes resultados na América do Sul e América Central (ambas 7%) e um crescimento de 3% na América do Norte e de 2% nas Caraíbas.

Os dados limitados disponíveis para África apontam para um aumento de 8% nas chegadas internacionais e para uma forte recuperação do Norte de África (+18%). No Médio Oriente, as chegadas internacionais aumentaram cerca de 10%, seguidas de um decréscimo de 4% em 2016.

Perspetivas para maio-agosto

A tendência atual de crescimento reflete-se no índice de confiança do Grupo de Especialistas em Turismo da OMT. Os especialistas avaliaram os resultados do turismo nos primeiros quatro meses de 2017 com a melhor pontuação em 12 anos, tendo superado as expectativas existentes.

Os especialistas estão muito confiantes em relação ao período de maio-agosto, sendo as suas perspetivas as mais otimistas da última década.