OMT: Turismo de Compras é chave para marketing dos destinos

“Uma das ferramentas mais usadas na promoção dos destinos” – foi assim que o Turismo de Compras foi descrito na abertura da 2ª Conferência sobre este segmento, organizada pela Organização Mundial do Tursmo (OMT) por ocasião da Fitur, em Madrid. Segundo Yolanda Perdomo, da OMT, o turismo de compras “é uma componente altamente relevante para os viajantes na hora de escolherem e prepararem a sua viagem”.
No mesmo evento, foram apresentados os últimos números, tendências e estratégias neste segmento, e como o turismo de compras está a transformar a promoção dos destinos a nível global. Jörn Gieschen, investigador no Instituto de Empresa (IE) e do Observatório da MasterCard sobre Mercados Premium e Produtos de Prestígio, sublinhou que “o turismo de compras está intimamente relacionado com turismo de cidade, que representa 58% do total”.
Existe um conceito adicional sobre o turismo de compras: que as experiências de compras locais e pequenas são muito mais atrativas para os viajantes do que as grandes marcas globais. Uma das tendências partilhadas na conferência foi o chamado “Bleisure” (combinação de business – negócios – com lazer). “58% dos viajantes de negócios acrescentam um dia ou mesmo um fim-de-semana à sua viagem de trabalho”, indica o mesmo responsável.
Por sua vez, Maria José Pérez, da iniciativa “Madrid 7 Stars”, que envolve 300 marcas, afirmou que 80% dos turistas chineses que viajam para Madrid consideram as compras um dos principais motivos.

Eva Ruiz Cendon, diretora de Marketing da MasterCard, referiu que “apesar do facto de 80% dos pagamentos a nível mundial serem feitos em dinheiro, os pagamentos eletrónicos e em dispositivos móveis oferecem excelentes oportunidades às empresas”. Também explicou que o Programa Priceless Cities, que envolve cidades como Madrid e Nova Iorque, incentiva atividades de lazer em destinos relevantes em colaboração com marcas e lojas.
Uma das intervenções mais aguardadas foi a de Michel Durriei, diretor de Turismo do Ministério das Relações Internacionais e Desenvolvimento de França, que introduziu a questão da sustentabilidade relacionada com o turismo de compras, apontando uma inovação recente: o certificado digital.
Falando a cidade mais visitada do mundo, Paris, Durrieu afirmou que compras e gastronomia são dos principais critérios para decidir quando se visita um destino, e por isso devem ser incluídos em qualquer estratégia. Diversidade, preço e qualidade, horários, orientação ao consumidor nas lojas, a qualidade do artesanato e dos souvenirs foram também mencionados como sendo elementos essenciais para evoluir no turismo de compras.