On the Job… Business Development Manager

A Ambitur.pt continua a acompanhar o setor hoteleiro em Portugal e inova uma vez mais com esta rubrica. On the Job é o mote para trazermos aos nossos leitores as muitas e diferentes funções que se desempenham hoje neste setor turístico, perguntando a quem as exerce que competências são necessárias para ocupar esses cargos e que valor acrescentado traz aos hotéis. Desta vez conversámos com Bruno Antunes, Business Development Manager no Real Hotels Group.

Bruno Antunes está há cerca de um ano e meio neste grupo hoteleiro. Formado em Gestão Hoteleiro, o profissional aponta como características essenciais para exercer a sua função a proatividade, compreensão, responsabilidade e organização.

Quando e como iniciou este cargo grupo hoteleiro onde se encontra a trabalhar?

Em julho de 2022 entrei para a posição que ocupo neste momento.

Como é o seu dia-a-dia? Quais as funções e especificidades do seu cargo?

Planeamento de ações internacionais e nacionais, coordenação de campanhas, elaboração do plano de Acão comercial, participação em reuniões de forecast, participação em eventos internacionais ( feiras, roadshows, eventos etc), novas contratações de novos Accounts nos diferentes segmentos, analise de produções, reuniões semanais com o departamento revenue etc..

Está integrado ou lidera uma equipa? De quantos elementos e quem são?

Tenho uma equipa de duas pessoas a meu cargo e integro uma equipa de cerca 30 pessoas.

Hierarquicamente, a quem tem de responder?

Alexandre Pereira, Head of Commercial Strategy do Real Hotels Group.

Com que outras áreas/departamentos do grupo hoteleiro tem de trabalhar para que a sua função seja bem sucedida?

Todas as áreas, o contacto diário com todos os departamentos é fundamental para o sucesso da operação. Todos dependemos de todos, e na hotelaria não há trabalhos menos importantes do que outros, o meu trabalho depende do trabalho de todos.

Que competências considera serem fundamentais para exercer este cargo?

Ser proactivo, bom ouvinte, compreensivo, assertivo, responsável e organizado.

Teve alguma formação específica para exercer esta sua função? Qual a sua formação?

Tenho formação em Gestão Hoteleira, licenciatura.

Que mais-valias traz este cargo para o grupo hoteleiro onde trabalha?

Angariação de novos Accounts em todos os segmentos de mercado, prospeção internacional e nacional, coordenação de equipa de vendas, carteira de clientes.