A Ambitur.pt continua a acompanhar o setor hoteleiro em Portugal e inova uma vez mais com esta rubrica. On the Job é o mote para trazermos aos nossos leitores as muitas e diferentes funções que se desempenham hoje neste setor turístico, perguntando a quem as exerce que competências são necessárias para ocupar esses cargos e que valor acrescentado traz aos hotéis. A conversa hoje é com Óscar Correia, Culture Brand Ambassador Director no Vila Vita Parc Resort & SPA.
Óscar Correia está desde agosto nesta unidade hoteleira algarvia e considera que a sua função contribui para melhorar a satisfação dos hóspedes, reduzir a rotatividade dos colaboradores e melhorar a comunicação, além de promover a marca do Vila Vita Parc.
Quando e como iniciou este cargo no hotel onde se encontra a trabalhar?
Iniciei em agosto 2023 no Vila Vita Parc Resort & SPA.
Como é o seu dia-a-dia? Quais as funções e especificidades do seu cargo?
O meu dia-a-dia é muito variado, pois envolve uma série de tarefas que contribuem para a criação e implementação da cultura e identidade da marca Vila Vita Parc Resort & SPA junto das nossas equipas.
Começo o meu o dia com a definição do standard do dia, para ser partilhado com todos os responsáveis de equipas, participo diariamente na reunião com a equipa de gestão para discutir os objetivos e prioridades operacionais do hotel para o dia. Em seguida, passo a visitar as diferentes áreas do hotel para participar nos briefings de equipa e centrar-me nas necessidades das nossas equipas, seja a nível comportamental, seja técnico. Ser uma propriedade da Leading Hotels of the World ou Forbes Travel Guide requer muito treino e elevados padrões de serviço, de uma forma consistente, divertida e com um sentido humano acima de tudo. Para isso temos de elevar diariamente os padrões de serviço e atenção aos detalhes, alinhados com a comunicação através de contextos on job ou em sessões com os vários membros de cada equipa.
Algumas das minhas tarefas específicas incluem:
- Fazer passar a missão, visão e valores da marca junto dos nossos novos embaixadores
- Promover a cultura do Vila Vita Parc Resort & SPA e garantir que esteja alinhada com os valores da marca
- Criar e implementar programas de formação e desenvolvimento para as equipes
- Gerar um ambiente de trabalho positivo e ético entre todos os colaboradores
- Representar o hotel em eventos e conferências.
Está integrado ou lidera uma equipa? De quantos elementos e quem são?
Sendo um elemento transversal a todas as equipes, a minha equipe são todos os cerca de 800 colaboradores, que diariamente praticam uma hospitalidade genuína de forma a fazer do Vila Vita Parc Resort & SPA um lugar especial e mágico.
Hierarquicamente, a quem tem de responder?
Ao diretor geral.
Com que outras áreas/departamentos do hotel tem de trabalhar para que a sua função seja bem sucedida?
Neste caso, a minha função requer uma capacidade neutra e transversal a todas as áreas. Para melhor exemplificar isso, implementei um dia por semana para fazer cross-training em todas as secções/áreas do hotel. Resultando numa maior proximidade com as equipas e compreensão das suas necessidades reais.
Que competências considera serem fundamentais para exercer este cargo?
Muitos quilómetros de experiência e conhecimento, diria. E, acima de tudo, gostar de pessoas, para as poder liderar, desenvolver e criar planos de carreira que os possam fazer crescer e realizar, seja a nível profissional seja a nível pessoal. As competências comportamentais e emocionais são um fator preponderante, saber ouvir, ser curioso, incentivar as boas relações interpessoais que permitem que as pessoas se relacionem, se comuniquem e trabalhem eficazmente com os outros. No setor da hospitalidade, os soft skills são essenciais para o sucesso, pois permitem aos profissionais criar experiências positivas para os nossos hóspedes e colaboradores.
Teve alguma formação específica para exercer esta sua função? Qual a sua formação?
36 anos de experiência na área de F&B em vários projetos a nível nacional e internacional contribuíram para poder ter tido a oportunidade de conhecer e trabalhar em várias culturas organizacionais, tirar formação específica e contínua na parte da gestão, liderança, gestão de conflitos, criatividade, e nos últimos 10 anos a dar formação, consultorias, cliente mistério, contribuíram para um complemento adicional, a resiliência que considero de extrema importância para lidar com o stress e as adversidades para os profissionais que trabalham em ambientes exigentes.
Que mais-valias traz este cargo para o hotel onde trabalha?
Em resumo, um embaixador e diretor de cultura pode desempenhar um papel fundamental no sucesso de uma empresa hoteleira. Eles podem ajudar a melhorar a satisfação dos hóspedes, reduzir a rotatividade dos colaboradores, melhorar a comunicação e a colaboração e promover a marca do Vila Vita Parc Resort & SPA.