On the Job… Diretora de Operações
A Ambitur.pt continua a acompanhar o setor hoteleiro em Portugal e inova uma vez mais com uma nova rubrica. On the Job é o mote para trazermos aos nossos leitores as muitas e diferentes funções que se desempenham hoje neste setor turístico, perguntando a quem as exerce que competências são necessárias para ocupar esses cargos e que valor acrescentado traz aos hotéis. A conversa hoje é com Rita Silvério Marques, diretora de Operações da Amazing Evolution.
Rita está na Amazing Evolution desde junho deste ano e garante que, na sua função, tem sido muito importante ter uma visão estratégia dos negócios, bem como experiência em negociação e lidar com parceiros nacionais e internacionais.
Quando e como iniciou este cargo na empresa onde se encontra a trabalhar?
Trabalho na Amazing Evolution – empresa gestora de ativos vocacionados para a hospitalidade, que foi este ano uma vez mais distinguida nos World Travel Awards, nas categorias Europe’s Leading Boutique Hotel Operator e Europe’s Leading Hotel Management Company –, onde iniciei a minha atividade em junho de 2023.
Como é o seu dia-a-dia? Quais as funções e especificidades do seu cargo?
Os meus dias são sempre diferentes e passam a voar. Tenho, tipicamente, dois dias por semana dedicados à Operação Norte, nos quais visito hotéis e restaurantes na zona do Grande Porto, estou junto às equipas e, em conjunto, definimos os planos de ação necessários para o crescimento de cada negócio. Os restantes dias são dedicados a projetos em diferentes fases de desenvolvimento, espalhados por Portugal e ilhas, e também a elaborar propostas para os investidores que nos contactam, com vista a tornarem-se futuros clientes.
Está integrada ou lidera uma equipa? De quantos elementos e quem são?
Estou integrada na equipa Amazing Evolution, onde a estrutura é muito pouco hierárquica. Cada um tem funções muito específicas – gestores, engenheiros, criativos, arquitetos, operacionais… – e cada projeto é trabalhado com equipas multidisciplinares. Hierarquicamente, tenho apenas um report direto, ao nosso strategic manager, mas, na verdade, todos trabalhamos juntos e em conjunto.
Hierarquicamente, a quem tem de responder?
Respondo à founder e CEO da Amazing Evolution, Margarida Almeida.
Com que outras áreas/departamentos tem de trabalhar para que a sua função seja bem-sucedida?
Trabalho com todas as equipas, de forma transversal. Aprendemos todos com o conhecimento, a experiência e os bons exemplos uns dos outros. A minha função só tem sucesso quando todos estamos em sintonia, o que felizmente é o caso.
Que competências considera serem fundamentais para exercer este cargo?
Na Amazing Evolution – e quanto a isso não há qualquer dúvida –, todos temos uma grande paixão pela satisfação do cliente, por aprimorar procedimentos e por fazer todos os dias mais e melhor. Estas são as competências de todos nós. Paralelamente, na minha função, ajuda-me ter uma visão estratégica dos negócios e muita experiência em negociação e em lidar com parceiros nacionais e internacionais.
Teve alguma formação específica para exercer esta sua função? Qual a sua formação?
Formei-me em Gestão na Universidade Católica Portuguesa. Tenho feito muitas formações nas empresas por onde passei e, atualmente, aprendo muito, seja com colegas que estão na empresa há mais tempo do que eu, seja a ler e a documentar-me sobre o setor.
Que mais-valias traz este cargo para a empresa onde trabalha?
Penso trazer uma visão diferente à empresa, precisamente por toda a minha experiência profissional anterior não ter passado pela hotelaria. Ter trabalhado, a nível nacional e internacionalmente, em grandes grupos de retalho, de diferentes setores e posicionamentos, dá-me uma perspetiva mais ampla, que enriquece a equipa Amazing Evolution.