On the Job… Manager on Duty

A Ambitur.pt continua a acompanhar o setor hoteleiro em Portugal e inovou uma vez mais com esta rubrica. On the Job foi o mote para trazermos aos nossos leitores as muitas e diferentes funções que se desempenham hoje neste setor turístico, perguntando a quem as exerce que competências são necessárias para ocupar esses cargos e que valor acrescentado traz aos hotéis. Hoje falamos com Décio António, duty manager no Corinthia Lisbon.

Desde setembro de 2023 que Décio António está nesta unidade hoteleira de Lisboa e garante que a sua função contribui para que, na ausência do diretor geral, a operação decorra de forma consistente e equilibrada.

Quando e como iniciou este cargo no hotel onde se encontra a trabalhar?

Em setembro de 2023.

Como é o seu dia-a-dia? Quais as funções e especificidades do seu cargo?

Sou responsável pela supervisão da operação geral do hotel. Implementação e avaliação de leading quality assessments por vários departamentos. Gestão de tempo, conflitos e quando necessário de equipas. O meu dia inicia com um briefing onde se analisam os relatórios referentes ao dia anterior e as previsões para o dia a nível de ocupação de clientes, eventos e acontecimentos especiais. Analisam-se também as ocorrências do dia anterior e os respetivos follow-ups das situações ocorridas.

Está integrado ou lidera uma equipa? De quantos elementos e quem são?

Estou integrado numa equipa de Managers on Duty composta habitualmente por quatro pessoas, por forma a assegurar um diretor de serviço sempre presente na operação 24 horas por dia. A operação diária do Hotel, envolve sempre algumas centenas de pessoas, variando mediante a ocupação e eventos a decorrer.

Hierarquicamente, a quem tem de responder?

A Marta Fraisse Ferreira, Rooms Division Manager.

Com que outras áreas/departamentos do hotel tem de trabalhar para que a sua função seja bem sucedida?

Trabalho com todos os departamentos e acompanho presencialmente os briefing departamentais, por forma a estarmos sempre ao corrente da operação diária do hotel, seja a nível de alojamento, Spa – wellness, eventos e ou restauração.

Que competências considera serem fundamentais para exercer este cargo?

Capacidade de gestão e resolução de conflitos, técnicas de programação neurolinguística. É fundamental saber comunicar entre as equipas, clientes internos e externos, orientação para o detalhe, para o apoio às pessoas, gestão de orçamentos quando aplicável e espírito de equipa.

Teve alguma formação específica para exercer esta sua função? Qual a sua formação?

O Corinthia faz sempre um induction para integrar os membros da equipa de forma dinâmica, permitindo conhecer os diferentes departamentos e pessoas que fazem parte da família Corinthia. Tenho dois cursos profissionais em Turismo e uma Licenciatura em Gestão e Direção Hoteleira o que me permitiu adquirir bases que contribuíram para adquirir mais conhecimentos e crescimento ao longo da minha carreira profissional e pessoal.

Que mais-valias traz este cargo para o hotel onde trabalha?

Sendo uma propriedade com 518 quartos incluindo um centro de conferências com 18 salas, três restaurantes e um spa, o Manager on Duty irá contribuir para que a operação decorra de forma consistente e equilibrada na ausência do Diretor Geral. Requer supervisão 24 horas sobre toda a operação e que sejam tomadas decisões do ponto de vista de gestão em vários níveis, assegurando o máximo de eficiência e rapidez na prestação de serviços e experiências criadas para quem nos visita.